quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

frango com creme de gorgonzola



 Você deve estar achando estranho essa cor alaranjada no frango. Eu explico: essa cor é devido ao tempero usado que é o que realmente dá sabor ao tão "sem graça" peito de frango. Você pode temperar à sua maneira, mas se quiser um tempero maravilhoso, tem uma receita ótima tem aqui em baixo.
Para essa receita eu usei 4 filés de frango temperados com 1 dia de antecedência conforme a receita abaixo

Tempero (melhor do mundo) para frangos: (quantidade para um peito de frango sem osso cortado em cubos):
1 colher (sopa) de colorau (colorífico);
1 colher (sopa) de mostarda;
2 colheres rasas (café) de tempero comprado pronto (usei alho+sal+pimenta);
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
4 colheres (sopa) de vinagre ou suco de 1/2 limão;
4 colheres (sopa) de azeite;
30 ml água (coisa de 2 dedinho de um copo).

Envolve o franguinho nessa mistura e deixa marinar por pelo menos 1 hora (mas se fizer no dia anterior é melhor). Agora é colocar os cubos de frango numa frigideira antiaderente, quando dourar você acrescenta 1 colher de (sopa) de Mostarda Dijon (usei a L’ancienne que é a que tem grãos inteiros) e uma colher (sopa) bem generosa de creme de ricota (Tirolez), mistura tudo (se ficar um creme muito grosso, pinga um tiquinho de água). Com arroz branco e saladinha é tudo de lindo!


Olha que coisa fácil: fritei os filés em um pouco de azeite, e reservei. Na "borra" da frigideira que usei, eu juntei 250ml de creme de leite (usei o de garrafinha pasteurizado) e 4 colheres (sopa) de queijo gorgonzola esfareladinho. Deixei dar uma encorpada e juntei novamente os filés. Polvilhei com parmesão e por preguicinha de levar ao forno para gratinar eu usei um maçarico. Em 10 minutos você tem esse prato delícia te esperando para o almoço. Bom né?

P.S.: Esqueci de dizer que no tempero do frango é melhor não usar sal, nem tempero completo porque a receita leva 2 queijos salgados ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário