quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SOBREMESAS



Oi pessoal, consegui voltar mais rápido desta vez e como sempre trago mais uma receita super fácil pra vocês. Esta receita foi minha mãe quem me passou, ela disse que viu na tv e correu fazer. E disse também que acabou rapidinho, ela e meu pai comeram tudo sozinhos em menos de 2 dias…hehe. Então ela me intimou a testar aqui, mas como aqui não se acha o nosso querido pão francês eu usei um pão bengala qualquer que tinha por aqui e deu tudo certo…hehe. Gente, que pudim gostoso, super prático, perfeito para aqueles pãezinhos amanhecidos que você morre de dó de jogar fora…hehe. E o melhor ainda é que este pudim é muito mais saudável pois não leva leite condensado. O único problema que encontrei foi que a quantidade de calda na receita para mim foi pouca e eu gosto que o pudim esteja “nadando” em calda…hehe. Então vou passar a receita para vocês com a quantidade de calda aumentada.
Pudim de Pão
Ingredientes:
4 ovos
1/2 litro de leite
7 a 8 colheres de açucar
2 pãezinhos dormidos (ou 100gr do pão de sua preferência)
Raspas de 1 limão (ou outra essência à seu gosto)
Calda:
1 xícara de açucar
1/2 xícara de água quente
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare uma forma para banho-maria.
Calda:
Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado(eu faço isso diretamente na forma de furo no meio). Junte a água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Unte com a calda uma fôrma com furo central e reserve.
Pudim:
Bata os ovos, o leite, os pães, as raspas e o açucar por três minutos no liquidificador. Derrame a mistura na forma por cima da calda, tampe com papel alumínio e leve ao forno em banho maria por 40 a 50 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo. Leve a geladeira até esfriar e desenforme.
Pessoal, que sorvete é esse? Foi uma das receitas que mais me deixou espantada com o resultado em todos os tempos. Eu vi a receita no blog The Cookie Shop que por sua vez viu no site do New York Times. Sempre quis experimentar algumas receitas de sorvete, mas como a grande maioria das que conhecia pediam a máquina de sorvete ou do contrário seria bem trabalhoso e corria o risco de ficar com cristais de gelo, eu nunca cheguei a fazer sorvete, apesar de ser a minha sobremesa favorita. Até que vi esta receita e me espantei com a simplicidade e a mínima quantidade de ingredientes e como tinha todos os ingredientes em casa fui correndo fazer. Inacreditável a rapidez, em 5 minutinhos estava pronto para ir para o freezer e esperar o dia seguinte. Quando amanheceu fui correndo conferir o resultado e não acreditei, era um dos sorvetes mais cremoso que já tinha experimentado, fiquei pasma. Mas, apesar de todo este fascínio a receita existe um lado negativo, como o ingrediente principal é o leite condensado, o sorvete é bem doce. Por mais que a primeira colherada seja sublime, você não consegue comer mais do que uma bola por vez. Então quem for fazer, o bom é compensar o doce do sorvete com um acompanhamento menos doce, como uma fruta ou uma calda de chocolate amargo. Mas se você for ou não formiguinha como eu, por esta receita ser tão fácil, vale muito a pena experimentar.
*Atualizando: Eu testei a receita diminuindo o leite condensado pelo metade, usei duas xícaras de creme de leite ao invés de uma e o resultado foi um sorvete bem menos doce. Mas o que não me agradou foi que a cremosidade que me surpreendeu na receita original diminuiu um pouco, ficou mais parecido com os sorvetes industrializados. Então o veredito final é que eu prefiro o primeiro sorvete (o mais doce), mas o problema é que só dá pra comer de pouquinho, o que por um lado é bom, pois você não vai se jogar no sorvete e ganhar várias calorias a mais…hehe.
Sorvete de Leite Condensado
Ingredientes:
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado
1 lata de leite condensado gelada
1/2 fava de baunilha (ou 2 colheres de chá de essência de baunilha)
Preparo:
Bata o creme de leite gelado na batedeira até começar a engrossar. Adicione a baunilha e bata até obter picos moles. Vá adicionando o leite condensado gelado aos poucos, batendo em velocidade baixa até ficar cremoso.
Passe a mistura para um recipiente com tampa e leve ao freezer por 6 horas ou durante a noite.
Oi pessoal, finalmente estou de volta com receitinha nova. Mas demorei também pois além de estar reparando o site eu estava no Brasil, fiz uma passagem rápida para visitar os amigos e familiares. A receita que trago hoje, foi a sobremesa que fiz para o jantar de despedida que teve lá em casa. Como estava um calor danado, queria algo gelado e além de tudo rápido e simples. E nada mais gostoso e rápido do que um mousse de maracujá, certo? Mas como eu queria algo mais incrementado eu resolvi colocar uma camada de chocolate branco. Gente, ficou divino, o contraste do azedinho da calda, e o docinho do chocolate branco ficou delicioso. Uma de minhas amigas disse que é uma das melhores sobremesas que ela já comeu. A foto eu tive que tirar rapidinho, então não está muito produzida e também eu não decorei com sementes, mas se você quiser pode decorar. Ah e você pode fazer o mousse em um refratário grande ou em vários individuais, eu acho que fica mais bonito nos individuais, mas eu não tinha o suficiente para todo mundo…hehe. E eu devo ter usado um refratário de 33x24cm que rende bastante e se você achar que é muito é só fazer meia receita.
Mousse de Maracujá com Chocolate Branco
Ingredientes:
Mousse:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite com soro
2 latas de suco de maracujá concentrado
2 envelopes (12g cada) de gelatina em pó sem sabor dissolvida em 1 copo de água morna
Recheio:
720g de chocolate branco derretido
2 latas de creme de leite com soro
Calda:
1 xícara de água
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
2 a 4 colheres (sopa) de açúcar (se você quiser mais azedinho coloque menos açucar)
2 colheres (sopa) de amido
Sementes de 1 a 2 maracujás
Preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e a gelatina dissolvida na água. Reserve. Esquente o creme de leite em banho maria, mas sem deixar ferver e misture o chocolate até derreter. Reserve.
Calda:
Misture todos os ingredientes e aqueça em uma panela até engrossar.
Montagem:
Em um refratário grande ou em vários individuais, coloque a metade do mousse, depois o creme de chocolate e cubra com o restante do mousse. Decore com a calda e sementes de maracujá.
Quem é que não cresceu comendo esta sobremesa? Acredito que todo mundo já experimentou esta gelatina tão linda e deliciosa. Bom, na verdade eu acho que eu devo ter comido ela umas duas vezes na minha vida, na casa da minha tia, acreditam? Nunca pensei em fazer, até que noutro dia eu estava passando pelo supermercado, vi as gelatinas e não sei por que este doce veio na minha cabeça. Ai que delícia, tão fresquinho, lindinho, fofinho, adoro ficar balançando ele…haha. Uma sobremesa perfeita para os dias de calor.
Gelatina Colorida
Ingredientes:
Gelatinas:
3 pacotes de gelatina sabores sortidos (limão, uva, morango, etc)
3 xícaras (chá) de água quente
3 xícaras (chá) de água fria
Creme:
1 envelope gelatina incolor dissolvido em 1 xícara (chá) de água quente
1 lata de leite condensado
1 lata creme de leite com soro
Preparo:
Gelatinas:
Dissolva cada sabor de gelatina em 1 xícara (chá) de água quente e 1 xícara de água fria (ou prepare-as conforme a embalagem). Umedeça três formas de 20 cm x 30 cm (ou qualquer outro tamanho que você tiver) e despeje a gelatina . Leve para gelar até endurecer, de preferência de um dia para o outro. Corte em quadradinhos, tirinhas ou no modelo desejado com cortadores.
Creme:
Dissolva a gelatina na água, junte com os outros ingredientes e bata no liquidificador.
Montagem:
Espalhe as gelatinas em taças ou em formas, despeje o creme por cima e leve para gelar até endurecer.
Apesar de ser uma famosa sobremesa francesa, de acordo com os franceses o Bavaroise ou Crème Bavaroise é uma invenção suíça. É uma sobremesa feita com crème anglaise (base de leite, ovos e aromatizado), com gelatina e misturada em creme de leite batido para ficar mais leve. Sua textura lisa e cremosa são disparadas os pontos mais marcantes desta simples sobremesa.
Esta foi umas das primeiras receitas que fiz quando comecei a me interessar por culinária, mas como naquela época eu ainda não tinha o blog, eu não tirei foto. Mas noutro dia me lembrei dela e fui correndo fazer, pois além de ser super simples é uma sobremesa deliciosa. Na verdade lembra um mousse, mas é muito mais gostoso, sabe aqueles mousses profissionais e caros que você fica louca para comer nos restaurantes ou casas de sobremesas, só que desiste pelo preço?hehe. Este bavaroise é muito mais gostoso, garanto que quem fizer vai adorar, e da próxima vez vou testar uma versão branca que deve ficar demais.
Bavaroise de Chocolate
Ingredientes:
200g de chocolate meio-amargo picado 375ml de leite (1x + 2/8x) 4 gemas 90g de açucar (1/2x) 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor 315ml de creme de leite fresco (já fiz com o normal de caixinha e deu certo)
Preparo:
Numa panela, misture o chocolate e o leite. Mexa sobre fogo baixo até que o chocolate derreta e o leite comece a ferver. Retire do fogo e reserve. Numa tigela, misture bem as gemas e o açucar e bata até ficar uma mistura clara. Gradualmente junte o leite de chocolate quente. Coloque tudo de novo numa panela (eu uso a mesma...hehe) e cozinhe em fogo baixo até que engrosse o suficiente para cobrir as costas de uma colher de pau. Não deixe ferver. Retire do fogo. Coloque 2 colheres (sopa) de água fervente numa xícara, junto com a gelatina e deixe amolecer. Junte ao chocolate quente e misture até que se dissolva. Coloque na geladeira até que esfrie, mas não deixe endurecer (assentar), mexa ocasionalmente. Bata o creme de leite até que engrosse e depois junte ao chocolate. Coloque em seis copos de 250ml e leve à geladeira durante à noite.
Neste último fim de semana eu e minhas melhores amigas fizemos um encontro, e normalmente sou eu quem cozinha tudo, desde o almoço até a sobremesa, mas desta vez elas disseram que iriam fazer tudo, e eu adorei e achei super fofo, adoro elas. E para a sobremesa uma delas fez uma torta de limão deliciosa e quando cheguei em casa resolvi fazer uma para o pessoal daqui, mas como não lembrava a receita corretamente, fui fazendo o que lembrava e o que não lembrava fui fazendo do meu jeito. E assim saiu essa tortinha linda, fácil, rápida e deliciosa. Você pode fazer a base tanto de bolacha como de farinha e vou passar as duas receitas para vocês escolherem. E o mais legal é que provavelmente todo mundo já tem em casa todos os ingredientes necessários para essa torta, então fica fácil para fazer à qualquer hora. Uma tortinha rápida, bonita e gostosa, não tem como resistir…hehe.
Torta de Limão e Merengue
Ingredientes:
Base de bolacha: 1 pacote (200g) de bolacha de maisena 100g de manteiga sem sal
Base de Farinha: 250g de farinha de trigo (aprox. 2 xícaras) 175 g de manteiga em temperatura ambiente 2 colheres (sopa) de açúcar 1 pitada de sal 2 colheres (sopa) de água 1 colher (sopa) de suco de limão
Recheio: 1 lata de creme de leite sem soro 1 lata de leite condensado 1/2 xícara de suco de limão
Merengue: 3 claras em neve 6 colheres (sopa) de açúcar raspas de 1 limão
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Massa de bolacha: Triture a bolacha no liquidificador ou processador, aos poucos. Numa tigela, junte à farinha de bolacha com a manteiga e 1 colher de creme de leite. Usando as pontas do dedos, vá integrando a manteiga à farinha aos poucos, até que a mistura esteja úmida por completo. Forre uma forma redonda de fundo removível de 23cm. Leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja levemente dourada.
Massa de farinha: Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 30 minutos. Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 20 ou 23 cm de diâmetro. Leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja levemente dourada.
Recheio: Basta misturar em uma tigela o suco de limão com o leite condensado. Após misturar uns cinco minutos, inclua o creme de leite, misture e pronto. Cubra a base com esse creme e o merengue a seguir.
Merengue: Em uma batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal ou de cremor tártaro (ajuda à ficarem mais firmes), junte aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um merengue bem firme. Cubra a torta com o merengue e volte a torta ao forno pré-aquecido, por cerca de 10 minutos, para dourar o merengue. Deixe esfriar na geladeira antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário