quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PÃES


Oi pessoal, trago outra receitinha que já fiz há um tempo e que tirei daqui, mas que merecia ser postada aqui uma hora ou outra, pois é simplesmente deliciosa, e o simplesmente é tanto pelo fato de ser simplesmente muito gostoso tanto quanto pelo fato de ser simples de se fazer, entenderam? hehe. Então, essa é uma receita básica, simples, rápida, com ingredientes que todo mundo tem em casa, e que rende um sanduíche super gostoso e com um nome super chique…hehe. Ele é ótimo pra qualquer hora e o legal é que você pode variar um pouco do tradicional pão, presunto e queijo, indico à todos. Ah e se você colocar um ovo frito sobre os sanduíches, ele se tornará Croque Madame…hehe.
Croque Monsieur
Ingredientes:
8 fatias de pão de forma ou pão italiano
Molho Béchamel:
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de leite
Uma pitada de sal e pimenta, ou à gosto
Recheio:
170g de queijo Mussarela, Gruyère ou outro de sua preferência, ralado, (cerca de 1 e 1/2 xícara)
1/4 xícara de queijo Parmesão ralado
340g de presunto fatiado ou ralado (cerca de 3 xícaras se ralado)
Mostarda
Preparo:
Pré aqueça o forno à 200°C.
Para fazer o molho. Derreta a manteiga numa panela em fogo médio até começar a borbulhar. Adicione a farinha e cozinhe, mexendo por 2 minutos, até ficar cremoso. Adicione o leite devagar, mexendo sempre, cozinhe até que engrosse. Retire do fogo e tempere. Misture o queijo parmesão e 1/4 de xícara do queijo Mussarela. Reserve.
Passe manteiga nas fatias de pão, coloque-as numa forma e toste no forno, por alguns minutos de cada lado, até que estejam ligeiramente tostadas. Pincele 4 fatias com mostarda. Adicione o presunto em cima delas e divida mais cerca de 1 xícara do queijo Mussarela restante. Cubra com as outras fatias de pão. Cubra os sanduíches com um pouco do molho béchamel. Salpique o restante do queijo sobre os sanduíches. Coloque-os numa forma (se for uma forma com grelha é melhor). Asse no forno por 5 a 7 minutos, ou até que o queijo derreta e esteja levemente tostado (se seu forno tiver opção de grelhar, grelhe por mais 3 a 5 minutos).
Oi pessoal, faz tempo que eu não apareço por aqui né, e também ando devendo algumas visitinhas aos meus blogs queridos. Mas me desculpem a demora, e num próximo post eu conto o por que. E para me redimir, trago uma receita mais do que deliciosa. Acredito que muitos já devem ter feito uma Bruschetta, mas vim trazer a receita que eu fiz, numa noite destas atrás. Só tenho a dizer que ficou deliciosa, talvez mais gostosa que uma pizza, o pão com a ajuda da manteiga, ficou com aquele crocantezinho perfeito e não tem como errar na combinação de mussarela, tomate e azeitonas. Então, eu mais do que indico esta receita, ótima para estas noites frias e que agrada a qualquer pessoa, além de ser super fácil e rápida. Simplismente delicioso.
Bruschetta
Ingredientes:
10 fatias de pão italiano
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
3 tomates cortados em cubinhos
Sal e pimenta a gosto
1/4 xícara de azeitona pretas picadas
80g de mussarela ralada
50g de queijo parmesão ralado
Folhas de manjericão a gosto
Preparo:
Em uma assadeira, coloque as fatias de pão besuntadas com manteiga. Leve ao forno pré aquecido a 200°C até dourar.
Enquanto isso em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho, junte o tomate, o sal, a pimenta e a azeitona. Misture tudo e desligue o fogo. Distribua o recheio de tomate sobre cada fatia de pão, cubra com mussarela e o parmesão e for fim salpique as folhas de manjericão. Retorne ao forno e asse as fatias até que os queijos tenham derretido.



Outro dia eu tinha me deparado com esta receita e fiquei com ela na memória, até que esses dias atrás eu estava com a minha mãe no supermercado e ela passou por umas limas e quis comprá-las, na hora me lembrei do pão e perguntei se ela queria que eu o fizesse, e ela gostou da idéia. Então, no domingo lá fui eu testar. A receita é super simples, fácil e rápida, para mim não chega a ser um pão e nem um bolo, achei que ficou no meio dos dois, um pãolo…hehe…mas esse pãolo tem a cara de um cafézinho da tarde, super cheiroso e saboroso, uma delícia. Na receita você pode usar tanto as cerejas em calda como uma geléia, eu usei a cereja em calda, mas na hora eu iria cortá-las para distribuir mais, mas acabei não cortando, então aconselho à quem decidir usar cerejas inteiras, cortá-las para que na hora de comer elas fiquem mais distribuidas em todos os pedaços e acredito que com a geléia deve ficar ainda mais gostoso.
Pão de Lima e Cereja
Ingredientes:
2 xícaras de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de açucar
1/4 xícara de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo grande
3/4 xícara de suco de lima fresco
2 colher (chá) de raspas de lima
1 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 xícara de cereja em calda ou geléia
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte uma forma de bolo inglês de 22×12 cm. Peneire os ingredientes secos.
Numa tigela bata o açucar, a manteiga e o ovo até ficar uma mistura clara e fofa. Adicione o suco de lima, as raspas, a baunilha e bata. Adicione a farinha e misture com a ajuda de uma colher (a massa ficará grossa).
Coloque metade da massa na forma e por cima espalhe as cerejas ou geléia, cobra com o restante da massa. Leve para assar por 30 à 40 minutos ou até o teste do palito sair limpo.
Deixe esfriar por 15 minutos e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.
*Eu nunca espero esfriar, pois eu amo bolo quente…hehe.



enrolado-presunto-e-queijo
Esta é mais uma receita que descobri na revista Ana Maria, junto com o Pão de Salsicha e Requeijão, e que é tão gostoso quanto. A receita dizia pra fazer somente um rocambole comprido mas resolvi fazer vários enroladinhos de vários tamanhos e formas, e ainda troquei o recheio, e alternei entre, presunto, mussarela, azeitona, tomate e requeijão. Nossa foi uma festa, eu os servi ainda quente e acho em menos de 20 minutos ja tinha acabado tudo, e conclui que preferi os que eu fiz em formatos de pãezinhos mais redondinhos pois neles couberam mais recheio…haha. Deliciosos!
enrolado-presunto-e-queijo-2
Enrolado de Presunto e Queijo
Ingredientes:
Massa:
1 tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de açucar
1 xícara (chá) de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
Sal a gosto
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio:
100g de presunto ralado
100g de mussarela ralada
1 tomate picado
Orégano
Azeitona
Requeijão

Para pincelar:
1 gema de ovo batida com um fio de azeite
Parmesão ralado

Preparo:
Dissolva o fermento no açucar, misture o leite, os ovos, a margarina, o sal e, aos poucos a farinha de trigo peneirada. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Coloque em uma tigela, cubra e deixe dobrar de tamanho, mais ou menos 1 hora.
Trabalhe a massa novamente e divida-a em mais ou menos 15 partes (o tamanho a seu gosto) e com um rolo abra-as em um retângulo. Distribua o recheio de sua preferêcia (presunto, mussarela, requeijão, tomate e azeitona) e enrole-os como um rocambole. Coloque em uma assadeira untada com margarina e farinha. Deixe descansar novamente até dobrar de tamanho e depois pincele-os com gema e polvilhe parmesão. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria.
Tags: , , , , , , ,

Pão de Salsicha e RE QUEIJÃO

salsicha
Esta receita eu descobri na revista Ana Maria e adapitei a meu gosto. Desde a primeira vez que a fiz na casa da minha vó, fui obrigada a passar a receita pra todas as minhas tias e toda vez que eu vou na minha vó me pedem pra fazê-la. E outro dia que fiz esse pão em casa, fui obrigada a tirar o pão antes do forno, pois minha irmã não aguentava esperar assar mais…hahaha. Então deu pra perceber que esse pão é uma delícia.
Pão de Salsicha e Requeijão
Ingredientes:
Massa:
1 tablete de fermento biológico
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de requeijão
2 colheres (sopa) de margarina
Sal a gosto
3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio:
300g de salsicha picada
100g de mussarela picada
1 tomate picado
1 xícara de requeijão(eu utilizo um copo de requeijão sem as 2 colheres da massa)
Pimenta a gosto

1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1 gema batida

Preparo:
Em uma tigela, dissolva o fermento no leite, misture o requeijão, a margarina, o sal e aos poucos a farinha. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora. Trabalhe a massa novamente e abra-a com um rolo do tamanho que quiser. Por cima distribua o requeijão, a salsicha, o queijo e o tomate e tempere com um pouco de pimenta, eu utilizo a malagueta moída. Molde o pão, pincele a gema e polvilhe o parmesão.
Asse em forno pré-aquecido a 200
° C durante 35 minutos ou até dourar a superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário