sexta-feira, 26 de agosto de 2011

bolo de chocolate e maracuja

Bolo de chocolate e maracujá

Modo de preparo

Prep: 40 minCozimento: 35 min
1.
Em uma batedeira, adicione a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos e bata bem.
2.
Em seguida, adicione o cacau em pó e metade da farinha de trigo. Bata bem e vá intercalando o leite e o restante da farinha de trigo. Bata até obter uma massa homogêna.
3.
Preaqueça o forno a 180º C.
4.
Separe uma forma redonda, unte com manteiga e polvilhe com farinha. Despeje a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos ou até que o bolo esteja bem assado. (Faça o teste do palito, se ele sair seco, é porque o bolo está assado). Retire o bolo do forno e deixe esfriar.
5.
Enquanto isso, faça o recheio: Em uma panela média, adicione o leite condensado, o suco de maracujá e o leite. Leve ao fogo até engrossar e se for preciso, acrescente 1 colher (sopa) de amido de milho. Desligue o fogo e reserve.
6.
Desenforme o bolo já frio e corte-o ao meio, dividindo-o em duas camadas. Espalhe o recheio em cima de uma delas e cubra com a outra camada. Reserve.
7.
Em um recipiente de vidro, coloque as claras e o açúcar. Mexa bem e disponha o recipiente sobre uma panela com água e leve ao fogo médio. Tenha cuidado para não entrar água nas claras.
8.
Mexa bem só até o açúcar derreter e as claras ficarem ligeiramente mornas. Atenção: a temperatura é a mesma de uma mamadeira para bebês, pois qualquer temperatura alta fará com que as claras cozinhem.
9.
Retire do banho-maria e transfira para a batedeira. Bata bem até o ponto de neve e as claras fiquem bem firmes e brilhantes.
10.
Acrescente a essência de baunilha e o suco do limão e bata mais um pouco. Espalhe esse merengue por cima do bolo e decore com sementes de maracujá.
11.
Sirva frio.
Bolo de chocolate e maracujá
Bolo de chocolate e maracujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário