quarta-feira, 4 de julho de 2012

bolo de aniversario simples , pra voce mesma fazer


Bolo dos Meus Anos

Hoje, faço aniversário e quero dividir com vocês a receita do bolo que fiz para mim. Geralmente, encomendo o meu bolo, mas este ano resolvi eu mesma fazê-lo. Não tem nada de sofisticado, é simples e a receita muito fácil de fazer. Espero que gostem!
Bolo de Ameixa
Ingredientes:
5 ovos
2 chávenas/xícaras de farinha
2 chávenas/xícaras de açúcar
1 chávena/xícara de leite fervendo
1 colher de fermento
Modo de fazer
Numa  batedeira, bata as claras de ovo em castelo/neve. Quando estiver firme e formando desenhos, acrescente as gemas, uma a uma. Em seguida, acrescente, aos poucos, o açúcar, depois a farinha, o fermento e, por último, o leite fervendo. Misture bem e leve ao forno em uma forma/assadeira forrada com papel-manteiga para assar a 210 graus Celsius.
Recheios (escolha o que achar melhor)
Recheio 1
Ingredientes
1 lata de leite condensado
300 gramas de ameixa seca
Modo de fazer
Cozinhe a lata de leite condensado em panela de pressão por 15 minutos e deixe esfriar. Coloque em uma panela as ameixas, água o suficiente para cobri-las e açúcar a gosto. E cozinhe até formar uma calda grossa. Junte a calda de ameixa e o doce de leite e reserve.
Recheio 2
300 g de ameixa-preta seca, sem caroço
1chávena/xícara de água (240 ml)
chávena/xícara de natas/creme de leite (240 ml)
1/2 chávena/xícara de açúcar (90 g)
1/2 colher (sopa) de casca de limão ralada
Modo de fazer
Em um tacho/panela médio, em lume/fogo alto, ferva a ameixa na água até ficar macia (cerca de 5 minutos). Bata no liquidificador até obter uma pasta. Volte à panela/tacho. Acrescente os ingredientes restantes menos as natas/creme de leite e cozinhe em lume/fogo médio, mexendo sempre, até a mistura engrossar bem. Retire do fogo e misture as natas/creme de leite.
Recheio 3
No blog Quitutes da Andréia tem uma receita de doce de ameixa que, também, serve para recheio de bolo
Cobertura
Numa batedeira, bata 500 ml de natas/creme de leite fresco com duas colheres de açúcar até formar chantilly.
Para montar o bolo
Corte a massa de bolo ao meio, formando duas tampas. Coloque uma delas em um prato, espalhe sobre ela o doce de leite com ameixa, "feche" com a outra metade do bolo. Espalhe o chantilly sobre toda a superfície do bolo, deixando-o totalmente branco. Jogue por cima o coco ralado fresco (não usei)
Obrigada meu Deus por mais um ano de vida e a todos vocês que acompanham meus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário