quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TORTA SUSPIRO DE AMENDOIM




   


ingredientes

  • 12 ovos (claras e gemas separadas)
  • aproximadamente 1 kg de açúcar
  • 2 xícaras de amendoim torrado e triturado e alguns amendoins inteiros para decorar
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sobremesa de maisena

modo de preparo

Bata 8 claras em neve firme e vá acrescentando, uma a uma, 16 colheres de açúcar. Junte ao suspiro a farinha de amendoim. Distribua o suspiro em duas formas de fundo removível de 20 cm de diâmetro, untadas e com fundo forrado com papel manteiga também untado. Asse em forno quente, mantendo a porta entreaberta (use uma caixa de fósforo como calço) por 20 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Deixe esfriar e desenforme, retire o papel manteiga e reserve .

Recheio:

Ovos moles

Faça uma calda com 3 xícaras de açúcar e 1 e meia de água, em ponto de fio. Enquanto a calda apronta, peneireas gemas para retirar as peles. Deixe a calda amornar e junte as gemas peneiradas com a maisena dissolvida (dissolva a maisena numa pequena porção das gemas para que não empelote) e leve ao fogo,mexendo sempre. Junte a manteiga e deixe terminar de engrossar. Espere esfriar antes de aplicar.

Cobertura:

Marshmallow

Misture as 4 claras restantes com 8 colheres de açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre até começar a ferver pelas bordas. Retire do fogo e bata em alta velocidade até virar um suspiro firme cujos picos não se desfazem.

Montagem:

Coloque a primeira camada da torta, recheie com metade dos ovos moles já frios, cubra com a outra camada, ponha o restante dos ovos moles por cima. Cubra toda a torta com o marshmallow e decore com os amendoins reservados. Sirva gelada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário