domingo, 17 de junho de 2012

BIRARUCU ...PEIXE BEM BRASILEIRO


Páscoa diferente com peixes brasileiros

 Você sabia que o pirarucu é considerado o "bacalhau brasileiro"? Por ser um peixe grande, que normalmente ultrapassa os cem quilos, o pirarucu costuma ser passado pelo processo de salga e secagem bem parecido com o dos bacalhaus vindos das águas frias do norte europeu.
Você vai notar a diferença entre a carne dos dois pescados: o bacalhau é conhecido pelas postas grandes, cheias de camadas. Já o pirarucu tem sabor mais acentuado e menos camadas, mas quase não tem espinhos. Mas apesar da semelhança, o pirarucu não fica bom se preparado com o método português. O ideal é prepará-lo assado ou grelhado, de uma forma mais simples.
E aí, está pronto para arrancar elogios da sua família com esta receita de pirarucu grelhado com molho de coco, capim-limão, gengibre e legumes da estação. Veja como fazer:
:Ingredientes:
Para o pirarucu:
1 posta de pirarucu limpo e sem espinho
10 ml azeite extra virgem
Para o sal defumado:
100g de pimentão vermelho
100g de pimentão verde
100g de tomate
200g de cebola
20g de tomilho
25ml de óleo de milho
300ml de água
50g de alho
1 kg sal grosso
Para os legumes:
5g de sal temperado
20g de abóbora
20g de cenoura
20g de quiabo
20g de abobrinha
20g de pimenta dedo de moça
20g de maxixe
10ml de azeite
Para o molho de coco:
150ml de leite de coco
100ml de creme de leite
20g de pimenta dedo de moça
10g de gengibre
10g de capim limão
Modo de Preparo:
Tempere o peixe com o sal temperado e grelhe com um fio de azeite em uma frigideira bem quente. Reserve. Para o sal defumado, retire as sementes dos pimentões e corte-os ao meio. Em uma frigideira com um fio de óleo de milho toste-os dos dois lados. Coloque no forno a 180°C por cerca de 1 hora. Retire a pele, coloque no processador e peneire. Misture os demais ingredientes deixando refogar, depois processe e peneire novamente. Por último, acrescente o sal e coloque para secar em fogo baixo por cerca de 1 hora. Tempere os legumes pré-cozidos com o sal defumado e metade do azeite de castanha do Pará. Grelhe-os em uma frigideira bem quente, tomando cuidado para manter a crocância. Faça o molho de coco, colocando em uma panela todos os ingredientes do molho e levando ao fogo baixo, deixando por cerca de uma hora. Retire do fogo, resfrie e reserve. Para montar nos pratos, acrescente o molho de coco na base do prato, coloque por cima o peixe grelhado e ao lado do peixe os legumes e lâminas de coco para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário