domingo, 17 de junho de 2012

COMIDINHA MINEIRA COMO ANTIGAMENTE


Comida mineira feita como antigamente 
 A comida de Minas Gerais é realmente irresistível, cheia de sabor, rica em ingredientes e técnicas de preparo, seja na chamada cozinha do tropeiro, que privilegia ingredientes secos e pratos fáceis de serem transportados e conservados, como na cozinha da fazenda, com ingredientes frescos e ensopados como o frango ao molho pardo e vaca atolada.
Os doces são uma atração à parte! Doce de leitecompotas, ambrosia... Hummmmm!
 "A culinária mineira é a mais preservada do Brasil, seguida da baiana. Mas enquanto a baiana teve desde o início muita influência estrangeira, Minas é um Estado mais novo, por isso ficamos muito presos às tradições indígenas. A influência africana veio só depois, com a necessidade de mão de obra para mineração. A elaboração da culinária mineira, nessa época, era um mix dos preparos dosafricanos, mas com ingredientes encontrados aqui no Brasil", explica.
O refogado que nós temos hoje é uma das heranças dos  africanos. A  alimentação era feita com ingredientes nativos, como cará, inhame, mandioca milho. "Os pratos eram muito saborosos e fartos. Todas as receitas derivadas do milho são bem tradicionais, se comia até o sabugo (aquele que hoje em dia é feito em conserva), milho verde, angu lavado, angu doce, angu sem sal, farinha da mandioca, as farofas, o tropeiro, escaldados, sopas. Os ensopados das carnes eram feitos com o próprio sangue do animal".
A influência portuguesa na culinária mineira se deu através dos doces, principalmente os feitos de gema de ovo, como o quindim e a ambrosia. Ficou com água na boca? Então veja a seguir a receita de frango com quiabo da Dona Lucinha, a qual, segundo a cozinheira, consegue transmitir em um só prato a essência da culinária mineira:
Ingredientes:
- 1 frango com cerca de um quilo
- 300 g de quiabo
- 2 cebolas médias
- 1 cálice de suco de limão
- 1 colher (de mesa) de sal com alho
- 1 colher (de mesa) de urucum
- 1 ramo de salsinha
- 1 ramo de cebolinha
- 1 folha de louro
- Óleo vegetal a gosto
- Pimenta a gosto
- Água (o necessário para aferventar o frango e fazer o caldo)
Modo de preparo:
Lave o frango, corte nas juntas e afervente levemente com água e limão. Escorra o frango, lave e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, o sal com alho, deixando alourar; junte o frango, deixando fritar levemente, escorra o excesso de gordura e acrescente o urucum, misturando bem. Junte a água aos poucos, colocando os ramos de cheiro verde, as cebolas inteiras e o louro. Tampe a panela para manter um bom caldo. Acerte o tempero e mantenha tampada para cozinhar bem. À parte, lave e depois seque os quiabos novos e tenros. Retire as pontas e os pés, pique em rodelas e junte ao frango, sem mexer. Tampe por alguns minutos. Verifique se os quiabos estão macios para então retirar do fogo e servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário