domingo, 4 de setembro de 2011

3 receitas de bolinhos de bacalhau/bolinho de mandioquinha


Receita de Bolinhos de Bacalhau ( 3 Versões)
Uma receita brasileira e duas receitas internacionais de bolinhos de bacalhau. É de dar água na boca!!!!!
Ingredientes:
1 kg de batatas cozidas
½ kg de bacalhau
1 ovo
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) bem cheia de salsinha e cebolinha
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Em um recepiente coloque as batatas cozidas passadas pelo espremedor, acrescente o bacalhau cozido e desfiado, a salsinha/cebolinha e o ovo levemente batido. Misture com o auxilio de uma colher e a seguir, mexa com as mãos, polvilhando com a farinha. Modele os bolinhos e frite.

Modo de preparo:
Em um recepiente coloque as batatas cozidas passadas pelo espremedor, acrescente o bacalhau cozido e desfiado, a salsinha/cebolinha e o ovo levemente batido. Misture com o auxilio de uma colher e a seguir, mexa com as mãos, polvilhando com a farinha. Modele os bolinhos e frite.
Dicas:
Depois de lavar bem o bacalhau (dessalgar) deixe-o de molho no leite por aproximadamente 6 horas.Cozinhe as batatas na mesma água em que o bacalhau foi cozido.
Dependendo do tipo de batata, a quantidade de farinha é aproximada.
Frite em óleo não muito quente e escorra em papel absorvente.
Para eliminar cheiro de bacalhau nas mãos, esfregue gotas de vinagre ou de limão. Depois lave as mãos em água morna.
2ª Versão  (Cozinha Intenacional – Israel – “kzizot file”)
Ingredientes:
450 gramas de posta de bacalhau; 1 cebola grande; 3 ovos; 1 colher (de sopa) de salsa picada; farinha de rosca; óleo; pimenta-do-reino e sal.
Modo de preparo:
Deixe o bacalhau de molho de véspera. Se quiser, substitua por filés de peixe fresco. Lave, enxugue e moa o mesmo. Junte a cebola ralada, 1 ovo, a salsa, 2 colheres (de sopa) de farinha de rosca, pimenta e sal a gosto. Amasse de maneira a ligar bem todos os ingredientes. Com as mãos untadas com óleo, forme bolinhas dessa massa. Passe-as então, em farinha de rosca abundante. Frite os bolinhos em bastante óleo quente, dourando-os de todos os lados. Sirva estes bolinhos de bacalhau imediatamente.
3ª Versão (Cozinha Internacional – Pequenas Antilhas – “Buñuelos de bacalao”)
Ingredientes:
Modo de preparo:
½ kg de bacalhau; 200 gramas de farinha de trigo; 1 cebola; 1 dente de alho; 1 colher (de sopa) de salsa picada; tomilho em pó; louro em pó; pimentão picante em pó ( ou colorau); leite; óleo; pimenta-do-reino e sal.
Deixe o bacalhau de molho em bastante água, durante 15 horas mais ou menos, mudando a água de vez em quando. Depois escorra, retire a pele escura e as espinhas, corte em pedaços e passe na máquina de moer juntamente com a cebola e o alho. Coloque numa tigela, adicione a salsa, uma pitada de louro, uma de tomilho, uma de colorau, pimenta-do-reino, e mexa bem. Dissolva a farinha num pouco de leite, de modo a obter uma massa de consistência média. Tempere com sal e junte o bacalhau moído. Misture e frite às colheradas em bastante óleo quente. Deixe que dourem bem. Retire e sirva logo


 bolinhos de mandioquinha





Uma receita apetitosa com mandioquinha, também conhecida como batata baroa; batata baronesa; batata cenoura. Rica em vitaminas do complexo B e em sais minerais.
Ingredientes:
½ kg de mandioquinha

1 colher (de sopa) de manteiga
3 ovos
1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (de sopa) de salsinha picada
½ xícara de farinha de trigo
Sal a gosto
Farinha de rosca
Modo de preparo:
Raspe (veja dicas) e lave bem as mandioquinhas. Cozinhe em água e sal, escorra e amasse. Depois de frio, junte a manteiga, um ovo, o queijo, a salsinha, o sal e misture bem. Em seguida, adicione aos poucos a farinha de trigo até engrossar. Faça bolinhos, passe-os nos outros dois ovos batidos e na farinha de rosca. Deixe na geladeira por uma hora. Frite aos poucos em óleo bem quente, até dourar. Retire e coloque sobre papel toalha.
Dicas de Mãe:
Farinha de trigo para dar ponto de enrolar em bolinhas.
Você pode rechear os bolinhos com cubinhos de queijo de sua preferência; nesse caso acrescente à massa pitada de orégano.
A mandioquinha nunca deve ser descascada antes de ir ao fogo, pois é junto à casca que estão os nutrientes. Raspe-a com faca afiada, como faz com a cenoura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário