sábado, 3 de setembro de 2011

varios bolos de festa / bolos comuns / doces de festa


Este bolo é uma releitura do Bolo Suzy. É um bolo extremamente úmido, denso e a combinação de chocolate-café-menta fica óbviamente harmônica



Ingredientes:
200 g de chocolate ao leite
200 g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
5 ovos médios em temperatura ambiente
1/2 xícara +1 colher(sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de pó de café espresso
Modo de Fazer: Derreta o chocolate e a manteiga em cubos no microondas (potência média por cerca de 2 minutos ou até derreter) ou em banho-maria. Bata os ovos até ficar espumante. Adicione o açúcar, a mistura de chocolate e manteiga e misture bem. Por último, adicione a farinha de trigo peneirada e o pó de café espresso. Verta a massa em uma fôrma de fundo falso redonda, cerca de 22 cms diâmetro, forrada com papel manteiga, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos – em forno convencional.
Obs.: aqui em Frankfurt assei em um forno com resistência em cima e embaixo, portanto o tempo de forno foi de apenas 20 minutos. Como faço o teste do ponto correto: após formada a crostinha no topo do bolo, apalpo delicadamente a superfície com a mão – a temperatura é tolerável..não se preocupem…rs. Ela deve estar craquelada e bem molinha. Retire do forno e cubra com um pano. Desenforme morno-frio.
calda


100g de chocolate mentolado- utilizei um com recheio de menta, mas vc pode utilizar chocolate ao leite/meio amargo + algumas gotas de essência de menta
1 1/2 colher de manteiga sem sal
1/3 xícara de creme de leite
1/4 xícara de açúcar refinado
1 colher(sopa) de pó de café espresso
Modo de Fazer: Leve o chocolate em pedaços e a manteiga para derreter no microondas (potência média, cerca de 1 minuto e meio). Quando derretido, junte o açúcar, o creme de leite e o pó de café. Misture vigorosamente com um fouet, até obter uma calda lisa, sem grumos e brilhante


Ingredientes:para uma assadeira de cerca de 30×43 cms, dobrei a seguinte receita da Akemi:
3 ovos grandes
75 grs de farinha de trigo
15 grs de cacau em pó
90 grs de açúcar
30 ml de leite
10 grs de manteiga sem sal
gotas extrato de baunilha
Modo de Fazer – Genoise de Chocolate:
Peneire a farinha com o chocolate duas vezes. Forre uma assadeira de 30x30cm com papel manteiga.Pré-aqueça o forno a 170oC.Coloque num ramequim o leite, a manteiga e o óleo de baunilha. Leve ao microondas ou ao banho-maria para derreter a manteiga.Numa outra tigela maior, coloque os ovos e o açúcar. Bata até ficar um creme volumoso, fofo e esbranquiçado. O ponto certo é conseguir fazer um 8 com a massa e ele não desaparecer. Peneire a farinha mais uma vez sobre essa mistura e misture com colher de silicone rapidamente mas com cuidado para não “murchar” os ovos. Enquanto ainda tiver vestígios de farinha, despeje a mistura líquida ainda aquecida sobre a massa. Termine de misturar mas só o suficiente para incorporar todos os ingredientes. Levante a colher e veja se a massa cai feito fita. Se cair aos pelotões, misture mais um pouco. Despeje a massa sobre a assadeira e nivele a superfície. Dê algumas batidas no fundo da assadeira e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito. A superfície não deve ficar muito queimada.Tire da assadeira com o papel manteiga e deixe amornar por alguns minutos antes de tirar o papel manteiga. Cubra com filme plástico e deixe terminar de esfriar sobre uma grelha.
Você encontra todas as instruções da montagem do bolo, aqui. Detalhado tintin por tintin pela Akemi

Calda para molhar o bolo:
Leve ao fogo numa panelinha, 1/4 de xícara de açúcar com 1/2 xícara de água. Deixe ferver e dissolver todo o açúcar. Tire do fogo e deixe esfriar. Junte licor de frutas de sua preferência a gosto (eu usei Cointreau).

dientes do recheio de Cheesecake:
300 grs cream cheese
1/2 colher (de chá) de suco de limão
60 grs de açúcar de confeiteiro
1 colher (de chá) de baunilha
250 ml de creme de leite fresco
Modo de Fazer:Bata o cream cheese , adicione o suco de limão, o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Reserve. À parte, bata o creme de leite fresco até obter picos moles. Junte as duas misturas . Passe uma generosa camada deste creme sobre as fatias do bolo, previamente umedecidas com a calda. Espalhe as frutas picadas e proceda como demonstrado na fotos da montagem
Asas de chocolate:A lateral do bolo foi toda forrada com “asas” feitas de chocolate meio amargo. Depois de preparar o chocolate – diga-se de passagem: derreter e dar choque térmico para esfriá-lo corretamente- com as costas de uma colher, desenhe “asas” sobre uma superfície forrada com celofane transparente ou papel manteiga, que possa ser levada à geladeira. Depois de fazer todos as suas asinhas, leve à geladeira por 5 minutos para que solidifique. Aplique no bolo , já coberto com chantilly

para cobrir: 500 ml de creme de leite fresco batido com 3 colheres de açúcar.
Para decorar:
Amoras, morangos, kiwis fatiados , blueberries frescos e asas de chocolate.


























Não queria um bolo grande, portanto fiz meia receita da massa para cada cor, assadas em fôrma redonda de 17 cms de diâmetro. Depois de assadas, recortei a tampinha com o intuito de nivelar o bolo e novamente o cortei no meio,no sentido horizontal, para obter dois discos de mesma altura. Faça este processo com as duas massas assadas, tomando o cuidado de cortar todos discos na mesma altura.
Feito isso, pegue uma régua e meça a altura de seu disco. Desenhe um molde redondo em um sulfite do tamanho do bolo-tome a assadeira como base ou desenhe no computador- e vá desenhando anéis de fora para dentro, com espaçamentos iguais à altura do disco -i.e. se a altura do seu disco é de 2 cms, considere 2 cms para os espaçamentos dos anéis. Recorte e posicione um anel de cada vez sobre o bolo-do maior para o menor- e vá cortando delicadamente o bolo com uma faca de ponta, tendo como base a linha da curva interna de seu anel e proceda desta forma até findar o disco -veja a foto abaixo. Faça este trabalho com os 4 discos de massa.
Agora vem a parte divertida: solte os anéis delicadamente -sugiro que vc leve para congelar por uns 10 minutinhos antes de fazer isso- e remonte os seus quatros discos, formado agora por anéis de cores intercaladas-não usei nada para colar, foi tudo no encaixe. No prato de servir, disponha o primeiro disco e passe uma fina camada de ganache. Não exagere na quantidade, senão você não obterá um efeito xadrez perfeito. Disponha o segundo disco, observando que a cor do anel externo do segundo, deve ser diferente do anel do primeiro disco. Proceda desta maneira até findarem os discos. Cubra com a ganache e decore a gosto
ngredientes para a massa pink:
o meu bolo ,é um Pink Velvet Cake do tipo peruaça!
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada -peneire primeiro, só depois meça
3/4 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo em temperatura ambiente
3/4 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de buttermilk* caseiro em temperatura ambiente -faça com leite de vaca ou de soja (fica igual): em 1/2 xícara de leite adicione 1/2 colher (sopa) de limão. Deixe descansar por cerca de 10 minutos.5 ml de corante rosa pink-usei o soft gel daqui
1/2 colher (chá) de vinagre (vermelho ou branco)
Ingredientes para a massa branca:
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada -peneire primeiro, só depois meça
3/4 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio peneirado
1 ovo em temperatura ambiente
3/4 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de buttermilk* caseiro em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de vinagre (vermelho ou branco)
Modo de Fazer das massas: o procedimento é igual, o que difere é o acréscimo do corante na massa pink.
Em uma tigela, junte os ingredientes secos. Reserve.
Em uma outra tigela, junte o ovo, o óleo vegetal, o buttermilk caseiro ,o vinagre e o corante caso seja a massa colorida. Misture bem e agregue os ingredientes secos.
Disponha a massa em uma fôrma -diâmetro 17cms- forrada com papel manteiga no fundo ,untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC. por cerca de 35 minutos ou até assar – teste do palito.
Desenforme quente e deixe esfriar por completo antes de iniciar a montagem.
Ganache Branca:
500 grs de chocolate branco
300 ml de creme de leite
*opcional: flocos de côco desidratado
*decorado com raspas de chocolate branco
Modo de Fazer:
Leve o chocolate para derreter no microondas, em potência média por cerca de 2:30minutos ou até que esteja derretido. Misture vigorosamente com o auxílio de um fouet, para eliminar qualquer grumo remanescente. Adicione o creme de leite, misture bem e conserve em geladeira.






Fudge de água de rosas e morangosFudge de água de rosas e morangos






450 g de chocolate meio amargo
1 lata de leite condensado
2 colheres (chá) de água de rosas
Morangos inteiros
Modo de Fazer:
Derreta o chocolate meio amargo, no microondas na potência média por cerca de 3 minutos. Adicione o leite condensado, a água de rosas e misture muito bem. Forre uma travessinha de cerca de 20x20cms com papel alumínio -faça sobrar nas laterais, para facilitar na hora de desenformar- e coloque metade da massa de fudge, alisando com as costas de uma colher. Espalhe os morangos inteiros e depois cubra com o restante da massa de fudge. Alise bem e leve a geladeira por cerca de 2 horas. Corte em quadrados e sirva.
*Como todo doce que envolve frutas frescas, ele verte água e deve ser consumido o mais breve possível. Que difícil missão!
bolo de laranja do pai

edientes:
2 laranjas descascadas em gomos e picadas
3/4 xícara (chá) de óleo de canola
2 ovos – usei 3 ovos pequenos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1.1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó – coloquei 1 colher (chá) de fermento e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Utilizei uma fôrma de ferro, de diâmetro aproximado 25cms. Unte muito bem com um pincel e margarina e depois polvilhe com farinha de trigo.
Bata no liquidificador os pedaços de laranja, o óleo, os ovos e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Verta esse líquido em uma tigela grande e adicione a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato. Misture delicadamente com o auxílio de um fouet até ficar homogêneo.
Despeje a mistura na fôrma e leve para assar por cerca de 45 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
Retire do forno e abafe com um pano de cozinha por cerca de 20 minutos. Só então comece a 





Ingredientes:
doce de leite em ponto de brigadeiro – Você pode dar o ponto na panela(até começar a desgrudar do fundo) ou no microondas. Eu fiz um trajeto meio estranho…o ponto foi dado no microondas, a partir do doce de leite já cozido na pressão (mas ainda mole).
bolacha-maria
palitos para pirulito
chocolate meio-amargo para banhar
confeitos, caso deseje
plástico filme para embalar










1.1/2 xícara de açúcar
1 colher (café) de noz moscada
1 colher (chá) de canela
1/4 xícara de água
Estes saquinhos foram feitos com guardanapo. Veja o tutorial em video.
Penso nas próximas experiências, fazer um caramelado de forno ao invés deste caramelado simples de panela, pois certamente a crocância perdurará por dias. Imagine que beleza uma festa de coquinhos misturados a castanhas-do-pará, nozes e amêndoas? Este caramelado durou cerca de 4 horas apenas, como esperado.
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve para caramelar. Quando abrir fervura, abaixe o fogo e nos últimos minutinhos mexa vigorosamente com uma colher de pau, para que o caramelo grude no coquinho. Despeje em um prato forrado com papel manteiga ou aluminio e depois disponha em saquinhos.
Pirulitos Coloridos

Ingredientes: para 2 pirulitos
25 grs de chocolate de soja ou ao leite
Confeitos coloridos a escolha
Modo de Fazer:
Derreta o chocolate no microondas, na potência média até derreter. Dê o choque térmico apropriadamente e coloque o chocolate preparado em um envelope de celofane. Estenda uma folha de papel manteiga sobre uma superfície plana. Disponha dois palitos de pirulitos sobre o papel manteiga. Corte a pontinha do saquinho com o chocolate preparado com uma tesoura e vá fazendo desenhos circulares sobre o palito de pirulito. Quanto mais denso o desenho, mais forte e bem estruturado ficará o seu pirulito. Em seguida, decore o pirulito com confeitos coloridos a gosto. Leve à geladeira por 5 minutinhos ou até solidificar. Você pode embrulhar os pirulitos em envelopes de celofanes, fechados com laços de cetim.
ntes:
matcha cookies
3/4 xíc. de açúcar de confeiteiro
140 grs de manteiga sem sal
1 3/4 xícara de farinha de trigo
3 gemas grandes
1 1/2 colher (sopa) de matchá
1 xíc. de açúcar refinado (para envolver)
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180o.C.Forre uma assadeira com papel alumínio ou manteiga.
Em uma tigela, misture o açúcar de confeiteiro e o matchá em pé.
Bata a manteiga em temperatura ambiente com esta mistura de açúcar de confeiteiro e matchá, até obter uma consistência cremosa e vibrante. Adicione a farinha e misture até ficar homogêneo. Junte as gemas e misture até incorporar.
Dê ponto na massa sobre um tampo, adicionando farinha até soltar das mãos. Modele a massa em formato de um cilindro com diâmetro aproximado de 4 cms. Leve à geladeira até firmar.



Trufas de ConhaqueTrufas de Conhaque
Trufas de Conhaque


ingredientes: trufas
500 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite (25% gordura)
3 colheres de conhaque
Chocolate ao leite para cobrir – cerca de 300 g
Açúcar de confeiteiro para envolver
Modo de Fazer:
Derreta o chocolate meio amargo no microondas (potência média-5) ou em banho-maria. Acrescente o creme de leite e o conhaque. Misture bem. Leve ao freezer até que esteja firme o suficiente para formar bolinhas.
Para cobrir, derreta o chocolate ao leite e dê o choque térmico no mármore. Cubra as bolinhas e em seguida, coloque em um refratário cheio de açúcar de confeiteiro. Deixe endurecer, e só então retire o excesso de açúcar.




gredientes: baseado no Brownie de Nutella deste site.
½ xicara de farinha
¼ colher (chá) de sal
2 ovos
1 xícara de pasta de avelãs – conhecida popularmente como Nutella (que é o nome da marca)
½ xic açúcar refinado
½ xícara de manteiga amolecida
1 banana picada
1/4 xícara de avelãs picadas
Para finalizar: cerca de 80 g de chocolate meio amargo derretido e preparado (temperagem), um punhado de avelãs tostadas e quebradas e cerca de 30 g de chocolate quebradinho.
Modo de Fazer:
Junte em uma tigela: a manteiga amolecida e o acúcar. Misture bem, até obter uma pasta homogênea. Adicione a Nutella , os ovos e misture bem. Adicione os secos, agora misturando delicadamente.
Verta metade da mistura em uma assadeira de cerca de 20x20cms untada e polvilhada. Espalhe a banana picada e o 1/4 de xicara de avelãs quebradas e coloque por cima o restante da massa. Asse por cerca de 35-40 minutos, forno pré-aquecido a 180oC. O segredo do brownie é tirar do forno, quando ao espetar um palito de dente, este sair com a massa 
após tirar do forno, abafe com um pano de prato por cerca de 30 minutos e só então desenforme. Corte em quadrados e com o auxilio de uma colher, espalhe o chocolate derretido com movimentos de vai e vem, formando arabescos. Polvilhe a avelã quebradinha e o chocolate. Leve à geladeira por




 cerca de 5 minutos ou até que solidifique





Uma boa dica para as pessoas que querem caprichar no Natal mas não querem sofrer de trauma semelhante, é apresentar esta releitura do dito: bolas de panettone, recheadas com ganache meio amarga e cobertas com chocolate marmorizado. Além de ficar um luxo, é um doce reciclado. Fiz esta receita com sobras de meio panettone que berravam esquecidos em cima de minha bancada.
Ingredientes:
250 g de panettone em lascas – utilizei o chocottone em lascas, desfiado com as mãos
1 colher (sopa) de licor de cassis (esta medida varia, de acordo com a umidade do panettone escolhido)
Chumbinho prata para decorar
As fitas vermelhas foram compradas na Chocolat-Chocolat, em Montréal.
Para a trufa:
250 g de chocolate meio amargo
125 g de creme de leite 25% gordura
Para a cobertura:
400 g de chocolate meio amargo
100 g de chocolate branco

Modo de Fazer: Trufa
Derreta o chocolate no microondas por cerca de 2:30 minutos, ou até que este derreta. Junte o creme de leite e misture vigorosamente até obter uma mistura homogênea e brilhante. Leve à geladeira até firmar.
Modo de Fazer: Bolas
Umedeça as lascas de panettone com o licor de cassis. Por favor, não se prenda ao sabor do licor, ok? Imagino que Bailey’s, Amarulla, licor de cacau entre tantos outros, proporcionarão um resultado maravilhoso. O objetivo além de saborizar ainda mais a massa, é proporcionar umidade para que a massa seja modelável.
Com o auxílio de uma colher, pegue uma porção de massa em uma das mãos e no meio desta coloque o equivalente a 1 colher(chá) de recheio trufado. Feche como se fosse um bolinho e boleie firmemente.
Prepare os chocolates que cobrirão a bola de panettone , conforme a instrução do fabricante: derreta em potência média (ou em banho-maria) e dê choque térmico. Estando com as duas coberturas preparadas, comece banhando as bolas de panettone com o auxílio de um garfinho, envolvendo por inteiro. Escorra o excesso e disponha sobre uma superfície forrada com papel manteiga. Adicione um pouco do chocolate branco em cima do bombom e com um palito de dente, vá fazendo um movimento de vai e vém, obtendo um efeito marmorizado.
Leve brevemente à geladeira para o chocolate solidificar. Corte as rebarbas com uma tesoura culinária e sirva-se!


As mamães novinhas me entenderão quando eu disser que esse cookie é do tipo “wow-wow-wubbzy-wubbzy-wubbzyyyyyy-wOW-WOW!!!” . Tão poucos ingredientes e um resultado fantástico : um cookie lindo, redondinho com sabor de cacau proeminente e textura amanteigada deliciosa… que desmancha na boca … e quando você come , tem vontade de dizer: “wow…..wow….wubbzy,wubbzy, wOW ,WOWWW!!!”.
Ok, vocês já me entenderam… :-sA receita veio do livro “Cookies”, da tia Martha. Ganhei este livro -a bíblia dos cookie monstersde meu irmão québécois Marcel e de minha cunha Leca em sua última visita ao Brasil .Nem preciso dizer que adorei,né?
Ingredientes: Segue meia receita
Volto a refrescar a cuca das pessoas que ainda não participaram do Concurso da Sorte e do Merecimento. Em menos de 10 dias teremos os nomes dos vencedores!Afilie-se ao quadro chocólatras de plantão ,pense em uma frase criativa e boa sorte!!!
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/4 xic. de açúcar
1 xic. de farinha de trigo
1/8 xic. de cacau em pó

baunilha -não coloquei
pitadinha de sal-não coloqueiModo de Fazer:
Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado. Junte o cacau e a farinha peneirados e bata até a massa ficar homogênea (fiz tudo com fouet). Molde a massa em formato de disco e leve à geladeira por cerca de 1 hora. Faça bolinhas de cerca de 2,5cms de diâmetro e disponha em uma assadeira forrada com papel manteiga . Leve ao forno pré-aquecido por cerca e 25 minutos, virando a assadeira na metade do tempo. Deixe esfriar completamente e polvilhe com cacau em pó.









Esses levíssimos biscoitos amanteigados de limão e lavanda são recheados com uma mistura deliciosa de cream-cheese,limão e açúcar de confeiteiro. O biscoito super aromático, por si só já ganhou a minha amizade eterna pela sua delicadeza – desmaaancha na boca- e sabor ,enriquecido pela infalível combinação do limão com a lavanda.
Fiz mini cookie sandwiches em formato de estrelinhas, com a hipócrita intenção de segurar a gula e comer um só. Porém, como diria Mrs. Elma Chips: “É impossível!!!”




IngredientesBaseado aqui. Segue a minha versão:115 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 xícara de farinha de trigo
raspas de dois limões
2 colheres(chá) de lavanda desidratada
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Ingredientes do recheio:
55 g de cream cheese -use o Philadelphia pleazz…
suco de 1/4 de limão – cerca de 7 g
1/2 xicara de açúcar de confeiteiro
Modo de Fazer:Bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro. Adicione a farinha de trigo, as raspas e a lavanda desidratada. Misture bem. Verta esta massa sobre um celofane, coloque outra folha sobre a massa e abra com o auxílio de um rolo de macarrão até obter uma espessura de cerca de 0,5cm.(eu uso duas réguas de madeira de 0,5cm uma de cada lado para apoiar o rolo de macarrão e padronizar a espessura da massa). Apoie a lâmina em um tabuleiro e leve ao freezer por cerca de 30 minutos.
Corte no formato desejado e disponha os cookies em uma assadeira forrada com papel manteiga e levemente polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC. por cerca de 12-15 minutos. Não deixe queimar!
Para o recheio: é só misturar todos os ingredientes e empregá-lo. Depois de rechear os cookies, polvilhe açúcar de confeiteiro. Você pode armazenar os cookies recheados na geladeira em potes bem fechados por até dois dias.
[lavender_lemon_cookies2.jpg]






Porém, achei o bolo pouco doce para o meu paladar e seco no dia seguinte. Para adocicar suavemente e saborizar a massa, resolvi utilizar parte das bananas amassadas grosseiramente e misturadas à massa. A substituição da farinha de trigo e do amido de milho pela farinha de rosca, a adição das bananas amassadas e do iogurte resultaram em um bolo molhadinho e muito saboroso.
O toque especial ficou por conta das castanhas do Pará picadinhas. A crocância é muito bem-vinda e contrasta com a maciez e umidade deste bolo. Um bolo bem brasileirinho e ainda com cara de vovó.


achei a vovó um pouco comedida  no açúcar e na quantidade de ovos, diferente dos doces de sua época.
Porém, achei o bolo pouco doce para o meu paladar e seco no dia seguinte. Para adocicar suavemente e saborizar a massa, resolvi utilizar parte das bananas amassadas grosseiramente e misturadas à massa. A substituição da farinha de trigo e do amido de milho pela farinha de rosca, a adição das bananas amassadas e do iogurte resultaram em um bolo molhadinho e muito saboroso.
O toque especial ficou por conta das castanhas do Pará picadinhas. A crocância é muito bem-vinda e contrasta com a maciez e umidade deste bolo. Um bolo bem brasileirinho e ainda com cara de vovó.
Bolo de Banana da Simone:
6 bananas grandes – 2 amassadas e agregadas na massa e 4 para decoração (para as rosas)
10 colheres farinha de rosca
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
2 ovos grandes
1 pote de iogurte natural (200 g)
½ xícara de óleo
½ xícara de castanha-do-pará picadinha
modo de fazer:
Junte os ingredientes secos em uma tigela: a farinha de rosca, o açúcar mascavo, a canela e o fermento. Reserve.
Em outra tigela, junte os ovos, o iogurte, o óleo e as bananas amassadas. Misture à mão com o auxílio de um fouet ou espátula delicadamente. Junte os secos à esta mistura e envolva até obter uma massa homogênea.
Unte uma fôrma(diâmetro 25cms) com óleo e polvilhe com farinha de rosca. Verta metade da mistura e salpique as castanhas-do-pará picadinhas. Cubra com o restante da massa e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
Minhas rosas de banana:
Para fazer as rosas, fatie a banana em 3 tamanhos diferentes -não mais largas e sim mais compridas: Três rodelas menores para o pistilo e as duas primeiras pétalas, duas fatias médias para as seguintes pétalas e três maiores para as últimas. Disponha as fatias de banana em uma assadeira antiaderente e leve ao forno pré-aquecido a 200oC, por cerca de 15 minutos ou até que a face virada para baixo esteja caramelada- com o próprio açúcar da fruta. Este tempo de forno é necessário para que as rodelas fiquem maleáveis e não quebrem na hora de modelar a rosa. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos. Desgrude as fatias delicadamente com o auxílio de uma espátula. Modele a rosa e disponha sobre a massa de bolo crua. Uma banana grande rende em média 4 rosas.


você pode simplesmente decorar este bolo com rodelas de banana sobre a massa crua e polvilhar com uma misturinha boa de açúcar e canela. Simples, perfumado e bonito. Outra observação que faço é que na minha versão, proponho a troca do leite pelo iogurte e a diminuição da quantidade de ovos . Misturo todos os ingredientes delicadamente na mão. Esta troca, além de beneficiar a umidade do bolo, renderá uma massa esponjosa e substanciosa que não deixarão as rodelas de banana da cobertura afundarem.





ãs com Creminho:
Massa:
1.1/2 pacote de bolacha maisena ou maria – eu acho que com biscoito amanteigado ficaria delicioso também!
120g de manteiga sem sal
Modo de Fazer:
Triture a bolacha no processador e adicione a manteiga. Processe a massa até obter uma farofa úmida e homogênea. Forre a base de uma fôrma de fundo removível.
Doce de Maçã:


11 maçãs sem casca e raladas – indicaria a Gala ou Red Delicious
9 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de canela
1 colher (sopa) suco de limão
Modo de Fazer:
Leve ao fogo médio: a maçã ralada, o açúcar e o limão. Deixe cozinhar até a água secar. Acrescente a canela e deixe esfriar. Espalhe sobre a base de biscoitos.
Creminho:
1/2 a 1 lata de leite condensado – ou seja, de acordo com o seu gosto
4 gemas
baunilha a gosto – ou fava de baunilha
1 lata de creme de leite – com soro
Modo de Fazer:
Leve ao fogo em uma panela: o leite condensado, as gemas e a baunilha e mexa até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Despeje por cima do doce de maçã e polvilhe com canela. Leve a torta para assar em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 20 minutos. Servir gelada.



Um comentário: