sábado, 3 de setembro de 2011

brioche de chocolate





Uma massa tão fofinha de trabalhar que parecia estar massageando as costas de uma nuvem. Um recheio de tremilicar os olhos do estômago. A combinação ficou perfeita e cai como uma luva nesse tempinho nebuloso e tedioso que tem feito em terras paulistanas.
Vibrei quando a Ovomaltine me enviou o Creme Crocante, diretamente trazido da Bélgica e já disponível nos supermercados do Brasil. Tive a oportunidade de experimentá-lo quando estive na Alemanha no ano passado e achei a idéia sensacional. Uma versão infinitamente melhor do creme de chocolate – e que tem nome de brinquedo – que costumava sonhar quando criança.
Ingredientes do Brioche





e: adaptado do livro Perfect Baking
60g de manteiga derretida
225g de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (chá) de sal
1 tablete de fermento fresco para pão
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de água
2 ovos batidos
Sugestão de recheio:
Quase 1 pote de Creme Crocante Ovomaltine
Em uma tigela, coloque o fermento fresco e o açúcar. Misture até o fermento dissolver por completo. Adicione a farinha de trigo e o sal. Misture ligeiramente e abra uma cova. Em outra tigela, junte a manteiga derretida, os ovos e a água. Despeje no centro da tigela com a farinha e combine até obter uma massa homogênea. Verta em uma superfície levemente enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos, adicionando farinha se necessário.
e bisnaguei uma porção generosa, uma bolota de cerca de 3 cms de diâmetro – e feche a massa com cuidado, deixando a parte lisa para cima. Vá colocando as bolas de massa, lado a lado em uma assadeira redonda untada e polvilhada de cerca de 28cms de diâmetro e deixe descansar novamente por mais 1 hora ou até que estejam crescidos. Pincele cuidadosamente com um ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 220oC por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que esteja dourado.
Disponha esta massa em uma tigela untada com óleo e deixe em uma superficie morna por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume. Atingido este ponto, divida a massa em 12 pedaços, abra e coloque o recheio escolhido – coloquei o creme crocante dentro de um saco de confeiteiro
Esta é uma massa do tipo express de brioche que fica perfeita se consumida no mesmo dia. No dia seguinte, a massa já fica um pouco ressecada, mas não menos gostosa. Caso deseje um brioche com umidade mais prolongada, escolha uma receita que leve mais ovos, manteiga e com maior tempo de descanso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário