terça-feira, 6 de setembro de 2011

VARIAS RECEITAS DE FRANGO E DE BATATA


Asinhas de frango recheadas

- 1 kg de asa de frango temperadas com sal, pimenta do reino e alho amassado a
gosto. Deixe tomando gosto por algumas horas de preferência.

- 1/2 kg de batatas cozidas
- 1 cenoura grande cozida
- 50 g de bacon picadinho
- salsa picada, pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 pimentão picadinho (como tenho problemas de digestão com o bendito, usei azeitonas verdes picadinhas no lugar)
- 3 colheres (sopa) de cebola picada
- pimenta dedo-de-moça a gosto (usei pimenta chili em pó)


Modo de Preparo


Numa tigela amasse bem a batata com a cenoura. Junte o bacon
picadinho, a salsa picada, a pimenta-do-reino, o pimentão, a
cebola e a pimenta dedo-de-moça. Amasse bem novamente, forma uma massa tipo de croquete.

Para rechear as asinhas, faça um picote no meio da asa e, com
muito carinho, vá colocando a massa de batata dentro com os dedos
mesmo. Elas ficam com o dobro do tamanho normal. Os que ficaram com buracão, eu passei um pouco de farinha de trigo no recheio que ficou aparecendo e ajudou a não transbordar tudo enquanto estava assando.
Coloque-as numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 200oC 

por cerca 30 minutos ou até que fiquem bem douradinhos.







Semana passada, o Luiz estava saindo mais cedo do trabalho e praticamente fez o jantar todos os dias. Até mesmo no seu aniversário, quem foi para a cozinha foi ele e a presenteada fui eu com um frango recheado com cream cheese, espinafre e cogumelo shiitake delicioso. Levei o maior susto porque eu estava de olhonesta receita faz um tempinho e parecia que ele tinha adivinhado meus pensamentos! O Luiz garante que a idéia partiu da cabeça dele e não duvido! Gosto demais quando o maridão arregaça as mangas e encara as panelas porque ele usa mil temperinhos e ervas, vinhos e o resultado sempre é de tirar o chapéu! Não sobrou um para contar estória! E nem tirei foto porque o jantar tinha mais é que ser dedicado ao aniversariante, não concordam, pessoal? ;-)

Preparei hoje novamente desta vez seguindo o roteiro da Giovanna. Enrolei os frangos no bacon o que garantiu um sabor sem igual e ainda manteve a umidade da carne.
Fiz sem medidas, apenas deixei o frango (usei sassami aberto ao meio, sem cortar por inteiro) temperado de véspera com alho amassado, sal, pimenta do reino, aji-no-moto, um fiapo de shoyu e azeite, orégano, cominho e suco de limão.
Depois cozinhei um pouco de espinafre no microondas (lave as folhas e coloque-as úmidas num prato. Cubra com filme e leve ao microondas por 1 minuto e meio em potência média 500W). Passe as folhas do espinafre em água corrente fria e esprema bem. Pique bem miudinho e misture com algumas colheradas de cream cheese amolecido.
Espalhe o recheio numa metade do frango e feche. Enrole com 1 





Espalhe o recheio numa metade do frango e feche. Enrole com 1 ou 2 fatias de bacon e leve para grelhar numa frigideira forrada com um pouco de azeite em fogo forte. Deixe dourar bem dos dois lados. Depois coloque os frangos numa assadeira e termine de assar no forno (200oC) por mais 10 minutos. Servi com purê de batatas e acelga chinesa refogada na mesma frigideira.







Frango Sunshine

1 kg de coxas e sobrecoxas de frango
1/2 xícara de shoyu
1/4 xícara de mel
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1/2 xícara de catchup (usei tomates pelados em lata em pedacinhos)
2 dentes de alho amassados
sal a gosto

Coloque o frango numa tigela e reserve. Numa outra vasilha, misture todos os ingredientes do tempero, só tome cuidado com o sal porque o shoyu já é salgado!!! Fica um molho bem grosso. Despeje sobre o frango e envolva bem no tempero. Deixe na geladeira de um dia para o outro (12 horas). Leve para assar em forno pré-aquecido à 200oC por cerca de 1 hora. Vire os pedaços de frango na metade do tempo. Retire o frango da assadeira e despeje o molho numa panelinha. Leve ao fogo médio para engrossar (cerca de 5 a 10 minutos), junte mais água se necessário. Despeje o molho por cima do frango e sirva acompanhado de arroz branco, uma salada verde e estas batatas fritas. Uma refeição deliciosa! Adorei!






Batatas Fritas à Moda da Mamãe

Amo batatas de paixão! Pode ser purê, cozida, assada, na salada... mas confesso que meu fraco são batatas fritas!!! Quando vi esta receita no blog da Miki, meus olhinhos já brilharam e minhas lombrigas ordenaram, "FAÇA"!!!rss
Achei o modo do preparo um pouco diferente e fiquei curiosa quanto a sua textura. Fritando em fogo lento, as batatinhas ficam estufadinhas, como pequenas almofadas. Por fora fica uma casquinha firme, sem ser crocante, e por dentro, bem macio. Nem preciso dizer que A-DO-REI!!!! Desta vez não coloquei alecrim, estava em falta aqui em casa. Salpiquei só um pouco de salsinha para dar uma cor. Acho que um verdinho deixa qualquer prato bem mais apetitoso. Miki, obrigada pela dica!

3 a 4 batatas inglesas
sal e alecrim a gosto
óleo o quanto baste

Descasque as batatas em corte em cubos grandes. Salgue e deixe descansando por uns 15 minutos. Despreze a água que se formou. Seque bem as batatas num papel toalha.
Aqueça o óleo bem quente em uma frigideira grande. Coloque todas as batatas de uma só vez. Assim que as batatas formarem uma fina casquinha (não é preciso dourarem, apenas perderem a aparência de crua), abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo lento até ficarem macias. Mexa de vez em quando.
Retire, escorra o excesso de óleo em papel toalha, corrija o sal e salpique o alecrim








Frango à caçadora com cogumelos

600 a 800g de pedaços de frango com osso
sal
pimenta do reino
farinha de trigo para pão

50ml de azeite
6 shiitakes
6 champignons brancos
1 pacote de shimeji
1 pacote de maitake
sal

45ml de azeite
1 dente de alho inteiro
1 ramo de alecrim
1 pimenta dedo de moça seca
100ml de vinho branco
50ml de vinagre de vinho branco
100ml de caldo de frango (usei a água do cozimento do frango que usei no salpicão)
300g de tomates pelados em lata
salsinha a gosto
sal se necessário

Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta do reino. Procure colocar sal um pouco a mais do que o normal. Deixe tomando gosto por alguns minutos. Passe os pedaços de frango na farinha de trigo para pão e bata bem para tirar o excesso.

Esquente 50ml de azeite numa frigideira grande. Coloque os cogumelos fatiados ou rasgados grosseiramente e deixe refogando 
até murcharem. Tire do fogo e tempere levemente com sal. Reserve.

Coloque o azeite numa frigideira grande junto com o alho, o alecrim e a pimenta. Deixe no fogó médio até que vá virando o alho até que ele fique dourado por inteiro. Retire o alho, a erva e a pimenta da frigideira. Deite os pedaços de frango na panela e deixe dourar bem de todos os lados. Junte o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Adicione o vinagre e o caldo de frango. Em seguida, coloque os tomates pelados e misture. Despeje os cogumelos sobre o refogado. Tampe e deixe cozinhando por cerca de 15 minutos ou até que a carne comece a soltar do osso. Verifique o sal. Tire do fogo e salpique salsinha.



Quando o maridão entra na cozinha, pode ter certeza que coisa boa vai sair! Essa noite ele preparou esse frango assado e estava muuuito gostoso! Não tem uma receita exata, ele sempre faz tudo a olho e vai escolhendo os temperos na hora. Esse frango foi temperado com alho e cebola ralada, ervas de Provence, alecrim, vinho branco, sal, pimenta e glutamato monossódico. Simples, rápido e delicioso! Para acompanhar, purê de batatas e salada verde. Hummmm!












Sei que algumas amigas minhas aqui vão torcer um pouco o nariz para esse prato nada light...rs Eu sei, eu sei, é frito e ainda por cima tem pelinha de frango! Ai ai ai, nada bom para o colesterol, mas é tão bão!
Novamente o maridão entrou em ação e temperou essas asinhas de frango. Enquanto nos deliciávamos com elas, comentei com ele que iria colocar no blog. Aí brinquei com ele, "o pessoal vai achar que você só sabe fazer frango!" rsss
Acho que já deu para perceber como ele gosta desta carne, não? O Luiz colocou suco de limão, sal, pimenta do reino branca, glutamato monossódico e orégano para temperar. Misture bem e deixe tomando gosto por uns 30 minutos no mínimo. Depois passe no pó de tempurá, isso mesmo, pó de tempurá! A dica foi minha mãe quem deu, a casquinha fica sequinha e bem crocante! Antes costumava passar os frangos no katakuriko (polvilho de batata), mas sujava bastante o óleo e não ficava tão sequinho assim. Mamãe sabe tudo mesmo! Abaixo coloco o pó que usei, mas existem outras marcas no mercado. É um super quebra galho se você não acerta no ponto do tempurá. É só misturar água na proporção pedida, passar os alimentos e fritar. Nem é preciso colocar muita gordura com essa massa. Testado e aprovado! 




angonitos

500g de peito de frango sem pele e sem osso
2 ovos
1 colher de sopa de mostarda amarela pronta (daquela de pôr no sanduíche)
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 xícara de farinha de rosca (ou pão ralado)
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Azeite para regar e untar a forma

Ligue o forno na temperatura média (180oC).
Comece cortando os filezinhos em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Não podem ser muito finos nem muito grossos, nem grandes nem pequenos, pois vai dar diferença na hora de assar.
Numa vasilha funda, misture o ovo com a mostarda e reserve.
Numa vasilha rasa e maior, misture o queijo, a farinha de rosca ou pão ralado, a aveia, o sal e a pimenta.
Mergulhe os pedaços de frango no ovo. Pode colocar quantos couberem na vasilha, sem medo.
Pegue os pedaços com o garfo, um a um, e passe-os na mistura de farinha para ficarem empanadinhos. Coloque-os lado a lado na forma untada ou forrada com papel manteiga (dê uma regada com um fio de azeite sobre os frangos, pois a farinha de rosca daqui é branquinha e não fica corada) e leve ao forno.
Quando começarem a perfumar a cozinha e/ou dar sinais de douramento na parte de cima, vire os pedaços de frango com cuidado. Deixe terminar de dourar.
Sirva com o molho de sua preferência.






Batatas gratinadas

5 batatas médias
150ml de leite
sal
pimenta do reino
noz moscada
alecrim
manteiga ou margarina
queijo ralado para polvilhar

Preaqueça o forno a 190oC.
Unte um refratário com margarina.
Corte as batatas em fatias bem finas. Lave bem e enxugue num pano de prato.
Disponha as fatias de batatas no refratário. Tempere o leite com o sal, pimenta, noz moscada e alecrim. Despeje sobre as batatas.
Espalhe pedacinhos de margarina sobre as batatas, polvilhe queijo ralado e forno! Deixe até as batatas ficarem douradas.

stas batatas já rodaram toda a blogosfera e são de fato deliciosas, perfeitas para acompanhar uma carne assada ou mesmo sozinhas cobertas com requeijão para um lanche rápido e feliz! :)
Não existe uma receita. Cozinhe algumas batatas bem lavadas com casca no microondas ou vapor até ficarem macias. Embrulhe uma batata em pano de prato limpo e dê um murro de leve. Disponha as batatas amassadas em pirex untado com azeite. Cubra tudo com mais azeite, polvilhe sal e pimenta do reino moída na hora. Se quiser, coloque uma bolinha de manteiga de alho ** em cada batata e leve ao forno bem quente ou grelha para corar.
** manteiga de alho: misture um pouco de alho amassado em manteiga amolecida
Batatas no vinagrete

1.5 kg de batatinhas miudas ou as menores que você conseguir encontrar
5 dentes de alho
1 cebola pequena bem picadinha
4 pedaços de tomates secos
3 colheres (sopa) de manjericão picadinho
3 colheres (sopa) de salsa picada
50 a 100 ml de azeite de oliva de excelente qualidade
50 a 100 ml de vinagre de vinho tinto
sal grosso e pimenta do reino moída na hora
orégano a gosto
azeitonas verdes picadas

Lave as batatas com casca com uma escovinha macia. Coloque-as numa panela e cubra com água fria. Leve ao fogo para cozinhar até ficarem macias mas tomando cuidado para que não fiquem moles demais.
Escorra e volte as batatas na panela e leve ao fogo só para secar a água que ainda estiver no fundo da panela.
Faça o vinagrete: descasque os alhos, corte ao meio e retire a raiz se houver. Aprendi na escola que é essa raiz que faz com que dê azia em comida com alho. Esprema os alhos numa vasilha grande, junte os demais ingredientes e misture bem.
Coloque as batatas ainda quentes no vinagrete e revolva com cuidado. Prepare de véspera e vá mexendo de vez enquando para que "pegue" bem o tempero.
Usei tomates secos secos mesmo. Deixei os pedaços de molho em água morna por uns 15 minutos antes de picar.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário