sábado, 3 de setembro de 2011

pasta americana


o equilibrio dos ingredientes faz toda a diferença. Como também o uso de medidas corretas, textura, densidade e até temperatura, influi no resultado final da pasta americana.
Água:
Utilizar a quantidade indicada, sem acrescentar ou reduzi-la.
Margarina:
Aconselha-se a utilizar as margarinas destinadas à culinária, as chamadas “Forno e Fogão”, “Culinária” e etc … porque são elaboradas para uso culinário, e portanto possuem uma quantidade de água reduzida em relação às margarinas comuns.
Caso não encontre este tipo de margarina, o melhor é optar por uma margarina que possua um alto teor de lipídeos, de 80% de lipídeos, a 65-70% .
Outra dica importante em relação à margarina, ou gordura vegetal, é utiliza-la em temperatura ambiente, porque se ela estiver gelada, pode acontecer de você deixa-la em banho maria por mais tempo que o normal para poder derrete-la totalmente, e este “tempo à mais”, faz parte da água evaporar, desequilibrando a quaReceita de A Pasta Americana e seus Segredosntidade correta dos ingredientes, e assim prejudicando o resultado final da pasta.
Gelatina:
Utilize gelatina sem sabor e incolor.
Não esquente a água do banho-maria antes; a gelatina hidratada pode ser neutralizada. O banho-maria deve começar do frio para o mais quente e não diretamente no quente.
Glucose:
Aconselha-se utilizar a glucose branca. Embora o produto chamado “Karo” seja uma glucose, ele tem textura e densidade diferentes, enquanto que a glucose branca, costuma ser mais densa e menos líquida.
A quantidade aqui é muito importante, pois apesar de ser 1 colher de sopa, ela precisa estar com a medida correta.
Deve-se usar medidas padronizada
Açúcar impalpável:
Ele é diferente do açúcar de confeiteiro .O açúcar impalpável é o que tem adição de amido de milho na sua composição.
A quantidade do açúcar vai variar conforme a quantidade dos outros ingredientes. Logo, não se pode afirmar a quantidade exata que a receita utiliza.
Entretanto, para se saber o ponto certo da pasta, vá acrescentando o açúcar aos poucos.
Colocar aproximadamente 350g a 400gr de açucar. Adicionar a quantidade necessária enquanto for amassando. No início a massa apresenta-se grudenta.
Conforme for recebendo mais açúcar, a pasta vai tomando forma.
Quando os dedos ficarem marcados nela, sem que ela esteja grudando mais nas mãos, é hora de parar de acrescentar o açúcar, pois já atingiu o ponto ideal.
Quanto mais sovar a pasta, mais macia e elástica ela ficará.
Aplicação:
A pasta feita para cobrir o bolo, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o bolo imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode “rachar” com mais facilidade.
Re-utilização:
Após cobrir o bolo com a pasta americana, não se deve armazená-lo na geladeira. A cobertura umedece e estraga.
Porém se sobrar pasta, pode-se guardar o restante em saco plástico bem fechado e em local seco e fresco (Tendo o cuidado para que a mesma não receba umidade).
Ela tem durabilidade de aproximadamente 15 dias.
Muitos recomendam não colocar na geladeira, para evitar pegar umidade
Depois de alguns dias, quando quiser reutilizar a pasta que foi feita dias atrás, ela estará seca e mais dura.
Colocar a mesma no microondas por 3 à 6 segundos com 1 colher de café da margarina, ou da gordura hidrogenada, que foi usada para fazer a pasta, e amasse (sovar) bastante até voltar a ter a mesma textura.
Repita este processo até que ela fique boa de novo. Não precisa adicionar mais açucar.
Tingimento:
Pode-se usar 3 tipos de corantes para tingir a pasta americana:
anilina (corante) comestível, gel e líquido e em pó
Corante em gel:
Com um palito de madeira, ou de plástico, aplicar o corante na pasta.
Amasse bem a pasta até incorporar todo o gel.
Repita o processo até obter a cor desejada.
A anilina em gel é muito concentrada, portanto, para as cores claras, deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado.
Corante líquido:
Corante em pó:
Utilizado apenas com aparelhos de tingimento, conhecidos como “Aerógrafos”.
Cola:
O dourado, prateado e perolado, existem apenas na versão em pó. Para incorporar a massa é necessário diluir o mesmo no alcool de cereais, ou em qualquer outra bebida branca que contenha alcool, e aplicar com um pincel no local desejado.
O mesmo vale para todas as cores de anilina em pó.
Dicas:
Para colar a decoração feita em pasta americana, sobre um bolo coberto também com pasta, usa-se água em pequena quantidade através de um pincel, desde que a flor/figura que esteja sendo colada ao bolo, não esteja seco, caso contrário apenas o glacê real poderá servir de cola.
Portanto, deve-se colar com glacê real, as figuras, flores ou qualquer outro adereço feito em pasta americana que já estejam secas na hora da aplicação no bolo.
Quando sei, que não vou usar a pasta americana de imediatoeu a faço com a metade do açúcar recomendado. Guardo em saco plástico bem fechado dentro de pote também fechado para evitar a qualquer custo a umidade. No dia que vou usá-la, retiro-a da geladeira, espero ficar em temperatura ambiente e daí acrescento o restante do açúcar que faltava até dar o ponto. Não coloque açúcar demais; isso provocaria o rachamento da pasta.
A pasta americana não deve ser exposta à umidade.
Antes de colocar a pasta americana no bolo, passe por todo o bolo uma fina camada de glacê real. Isso servirá como uma espécie de cola para a pasta e dará melhor acabamento.
O bolo pronto não deve ser guardado na geladeira para que não haja alteração na consistência da cobertura.
Procure utilizar essências neutras, como a de baunilha, para não anular o sabor do bolo ou combine a essência com a massa do bolo. A melhor essência para pasta americana é a de amêndoas.
Glucose é o açúcar extraído do milho, transparente e com sabor menos doce que o açúcar da cana.
O açúcar impalpável, um tipo de açúcar de confeiteiro de textura mais fina, é fundamental para o bom resultado da receita.
A coloração com corantes em gel, é mais eficaz.
Acrescente o corante e amasse bem até obter uma coloração homogênea. Ao aplicar corante preto ou vermelho, deixe a massa descansar até obter as cores.
Nem a pasta americana e nem o glacê real devem ficar à luz, pois podem desbotar quando coloridos.
As diferenças climáticas (local seco ou úmido) alteram a quantidade de açúcar usada.
A mistura de uma receita de pasta elástica com meia receita de pasta americana é ideal para fazer drapeados em bolos artísticos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário