sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BOLACHINHAS E RECHEIOS


Cookies integrais

Ingredientes1 pote de Batavinho morango (90g)
1 ovo
½ colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de chá de aveia em flocos1 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de chá de castanhas do Pará picadas em pedaços bem pequenos
Manteiga para untar

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC. Misture o Batavinho, o ovo, a baunilha e a manteiga. Junte esta mistura ao açúcar, farinha, e aveia, previamente misturados. Adicione o fermento e, por último, as castanhas, delicadamente.Faça pequenos montinhos de massa com a ajuda de uma colher de sopa sobre uma assadeira grande untada. Deixe cerca de 2 a 3 centímetros entre eles e leve para assar até que fiquem ligeiramente dourados, cerca de 15 minutos. Sirva frio.
Tempo de preparo: 30 minutos



Rendimento: 15 porções


Cestinhas de Nozes

Ingredientes1 pacotes de Massa Fillo 300 g1 lata de leite condensado;50 g de nozes picadas;1 colher (sopa) de manteiga (ou margarina);


Preparo do RecheioDescongele a Massa Fillo conforme instruções da embalagem.Leve ao fogo bando o leite condensado e a manteiga (ou margarina). Quando ferver, acrescente as nozes picadas. Deixe engrossar até que fique com consistência de beijinho mole. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Montagem das cestinhasCorte a massa em quadrados de aproximadamente 8 x 8 cm. Intercale 3 quadrados de massa com margarina derretida (é possível substituir a margarina por manteiga derretida ou clara de ovo). Forre forminhas, tipo para empadinhas, e coloque aproximadamente 1 colher (sopa) do recheio por forminha.Asse em forno médio-baixo (140-160ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até que o recheio e a massa fiquem levemente dourados.
Tempo de preparo: 45 minutos


Rendimento: Utilizando forminhas convencionais de empadinhas o rendimento do recheio é de 14 unidades e da massa, 40 unidades. Portanto basta aumentar quantidade de recheio caso deseje fazer mais cestinhas.


Sobre a massa FilloA massa Fillo é extremamente fina, de sabor neutro e de textura crocante, serve tanto para receitas doces como para salgadas. O preparo dessa massa consiste em sobrepor as folhas uma sobre a outra, pincelando entre elas manteiga ou margarina derretida, ou óleo. Oferece a possibilidade de um cardápio criativo, sendo ideal para fazer rolinhos primavera, doces e salgadinhos delicados, doces da culinária árabe, strudel, tortas e tortinhas. É também muito utilizada para envelopar alimentos, chamado de papillote pelos franceses.





Pão com frios

Ingredientes

Farinha de trigo......................................... 8 xíc. de chá

Sal......................................................... 1 colher de sal

Açúcar.................................................... 1 xíc. de chá

Margarina................................................. 4 colheres de sopa

Fermento fresco........................................ 45 g

Ovos....................................................... 2 unid.

Água morna.............................................. 1,5 xíc. de chá

Mandioquinha cozida e passada pela peneira... 300 g



Modo de preparo

1- Em um recipiente de plástico, dissolva o fermento com o sal e o açúcar. Adicione a água, a mandioquinha cozida, os ovos e a margarina.

2- Misture tudo muito bem e vá colocando a farinha de trigo aos poucos até a massa soltar das mãos.

3- Modele os pães a seu gosto (exemplo: assadeira para pão de forma, assadeira

com furo no meio, ou tranças na largura de +/- 8 cm .e altura de 2 cm, ou corte-os com um copo americano).
4- Deixe-os crescer até dobrarem de volume.  Antes de colocá-los para assar, retire um pedaço da massa mais ou menos no tamanho de uma bolinha de gude e coloque em 1/2 copo de água, quando a bolinha de massa estiver na superfície do copo ou seja subir, os pães estão na hora de assar.

5- Pré-aqueça o forno, enquanto isso passe clara de ovos por cima de cada pão, polvilhe com gergelim branco ou preto e coloque os pães no forno.

6- O tempo de retirá-los depende do tamanho que você fazê-los, mas em média de35 a 40 minutos.



Dica 

Podem ser recheados com frios, ou salaminho com alface, copa, queijos branco, patês diversos ou presuntos. Eles podem ser recheados também com geléias (damasco, framboesa, laranja, goiaba etc).

Chantilly

Ingredientes

500 gr de creme de leite Tirolez

2 a 3 colheres (sopa) de açúcar


Modo de Preparo
Leve o creme de leite ao freezer por 4 minutos. Retire do freezer e coloque o creme na tigela da batedeira, adicionando o açúcar. Bater em velocidade alta por 2 minutos. Reduza o batimento para velocidade baixa, batendo até atingir a consistência desejada. Observação: o ponto de chantilly é indicado quando o produto começar a formar ondas. Você pode batê-lo também sem adição de açúcar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário