sábado, 3 de setembro de 2011

bolos e um pão







segundo o site de pesquisas Wikipédia Brownie é um bolo de chocolate proveniente dos Estados Unidos da América. Existem várias versões para a origem do brownie; a mais popular é que foi criado por descuido de um cozinheiro que deixou de adicionar fermento no preparo de um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos e os serviu-anunciando a todos que havia preparado alguns "brownies". Os convidados adoraram e a notícia se espalhou e rapidamente sua "invenção" tornou-se popular.
Não importa como surgiu, seja acidental ou propositalmente, o brownie caiu no gosto dos estadunidenses e hoje é uma das 
sobremesas mais apreciadas em todo o mundo. Também pode ser encontrada nos cardápios dos principais hotéis e restaurantes brasileiros e principalmente estadunidenses, invariavelmente acompanhado de sorvete de creme.
Já Gianduia é o termo para a mistura do chocolate com o creme de avelã. A princípio, usada pelos piemonteses como alimento energético, passou depois para guloseima na forma de bombomcom inúmeras variações.
A verdade é que o bolo é uma gostosura, se foi por descuido do cozinheiro, este foi um dos melhores descuidos já cometido na cozinha americana.
A fim de fazer o legítimo Brownie, fui direto a fonte. Busquei esta receita em um site americano.
Durante a preparação fiquei meio receosa...SERÁ QUE VAI DAR CERTO? Mas eis aí o resultado e posso certificar de que ficou estupendo.
Agradeço a minha cunhadinha do coração que me deu o maior apoio e ficou na torcida! Bjinhos Rafinha! E ao Nenai que bancou os ingredientes para o experimento. Hihihihih.
Bom, chega de papo, bora para o que interessa.

INGREDIENTES:

1 1/4 xícaras de avelã
120 g de chocolate meio amargo
90 g de chocolate ao leite
1 barra (1/2 xícara) de margarina
1/4 xícara de Nutella
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar
2 ovos grandes.
PREPARAÇÃO
Pré aqueça o forno a 210ºC , unte e enfarinhe uma assadeira quadrada de 23 cm
Processe as avelãs no processador de forma grosseira.
Derreta as barras de chocolate em banho Maria juntamente com a manteiga e a Nutella mexendo ocasionalmente até derreta completamente. Após derreter, retire a panela superior da água quente.
Quando os chocolates derreterem, em uma bacia una a farinha peneirada, o fermento em pó e uma pitada de sal. Adicione o açúcar na mistura de chocolate e os ovos e vá batendo até que a massa fique lisa e homogênea. Adicione a mistura as avelãs já trituradas.
Despeje a massa na assadeira e asse por cerca de 35 a 40 minutos ou até verificar que está assado. Faça o teste do palito.
Desenforme o Brownie em uma travessa quando estiver frio e corte-o em 16 quadradinhos iguais.
você pode conservar os Brownies em até 5 dias envolvidos por papel manteiga dentro de um recipiente totalmente fechado. Procure guardar em ambiente fresco.












 quando lecionava para a turma do Jardim II, O livro das crianças trazia como proposta a confecção de um bolo do cenoura, então distribuí os ingredientes entre os alunos para que todos pudessem colaborar.
Confesso que fiz o bolo com um pouco de receio, temendo que o resultado não fosse tão satisfatório pois ouvia as pessoas dizer que nem todo mundo tinha a mão boa para fazer bolo de cenoura.
Bom, não podia desanimar naquela hora, pois os ingredientes já estavam reunidos e a garotada morrendo de vontade de degustar o resultado final.
Foi aí que tive uma ideia! No momento da confecção do bolo, fui chamando aluno por aluno para adicionar seu ingrediente no liquidificador.
Percebia que enquanto as crianças adicionavam os ingredientes, satisfação e alegria brotava na face de cada um, os olhinhos chegavam a brilhar.
Preparamos a massa e levamos para assar. Nossa... você tinham que ver minha cara quando retirei o bolo do forno. Estava simplesmente belo e perfeito, havia crescido e ficado fofinho.
Joguei a calda sobre o bolo, reuni a turma e juntos degustamos o melhor bolo de cenoura que havia comido até aquele momento. Parecia que dávamos mordidas em doces pedaços de nuvens.
Hoje, quando estou a fim de preparar um lanche rápido para a molecada, não penso em outra saída a não ser bolo de cenoura.
Fácil, prático e verdadeiramente gostoso. As minhas sobrinhas amam!
Anotem aí:



INGREDIENTES:
  • 4 ovos xícara de óleo
  • 3 ou 4 cenouras
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó.
PREPARO:

No copo do liquidificador bata os ovos as cenouras raladas e o óleo. Reserve.A parte misture a farinha o açúcar ,o fermento e adicione à mistura do liquidificador mexendo com a colher até ficar bem agregado. Coloque na assadeira e leve ao forno por 30 minutos.Retire do forno e regue com a seguinte calda:
  • 5 colheres de açúcar
  • 2 colheres de manteiga
  • 2 colheres de chocolate em pó
  • 2 colheres de leite.
    Deixe ferver essa mistura, mexendo sempre e coloque sobre o bolo....
    Hummmmm!!!! Irresistível





ganhei um pedaço de bolo de banana com canela de uma aluninha da escola, achei tão saboroso que aquele sabor ficou gravado em minha mente e toda vez que lembrava minha boca enchia de água. Foi aí que resolvi buscar a receita e confeccionar um.
Numa bela manhã de domingo, saltei da cama, tomei meu café, me arrumei e fui a feira com minha cunhada para comprar bananas.
A tarde reuni todos os ingredientes e coloquei em ação uma receita que consegui em um blog.
Recebi vários elogios da família que em fração de segundos devoraram todo bolo entre goles de café fresco.
Para você que ficou com vontade de degustar esta gostosura, aí vai:




INGREDIENTES


  • 2 bananas nanicas,
  • 2 ovos grandes inteiros,
  • ¾ xíc. de óleo
  • 1 colher de chá de canela em pó.
  • 2 xíc. de farinha de trigo branco,
  • 1 xíc. de açúcar mascavo,
  • 1 xíc. de açúcar branco,
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó,
  • ½ xíc. de granola,
PREPARO:
Bata no liquidificador os quatro primeiro ingredientes por cerca de 5 minutos até a massa ficar homogênea, transfira a massa para uma tigela e acrescente o restante dos ingredientes. Misture muito bem com uma colher de pau e coloque mais uma colher (chá) de canela em pó.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º (ou na temperatura em que costuma assar seus bolos, já percebi que fornos são muito temperamentais!!!) em forma untada e enfarinhada. Usei uma forma redonda sem furo no meio. O ponto é aquele do teste do palito: quando inserido no bolo deve sair sequinho.
Abusei um pouquinho e fiz uma calda de banana com canela. Para mim, ficou um pouquinho doce. Caso você queira fazer o mesmo, sugiro que diminua o açúcar do bolo. A calda ficou divina.
Para a calda usei: 2 xíc. (chá) de açúcar2 xíc. (chá) água fria2 bananas-nanicas. Misture o açúcar em 1 xícara (chá) de água fria. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Quando adquirir cor de caramelo, acrescente mais 1 xícara (chá) de água.Continue mexendo até a calda adquirir ponto de fio. Acrescente as bananas cortadas em rodelas



talvez se assustem ao ler a receita porque parece complicado... mas não é! Bate-se tudo com a batedeira. O único problema é que suja um bocadinho de louça!
A receita original tirei deste 
blog que tem umas receitas ótimas em lista de espera para eu experimentar!
Aqui fica...

INGREDIENTES:

Açúcar para o caramelo

Para o bolo:

3 ovos
1 xícara de chá de açúcar
150g de manteiga
1 xícara e meia de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de leite

Para o pudim:

1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal (a lata medida é a do leite condensado)

PREPARAÇÃO:

Ligar o forno a 180ºC. Colocar um tabuleiro (eu tenho 2 formas redondas sem buraco: usei a mais pequena para fazer o bolo e a maior para pôr a água) com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em banho-maria. Barrar uma forma redonda sem buraco com caramelo.






Bolo:

Bater o açúcar com os 3 ovos inteiros. Adicionar a manteiga derretida e mexer novamente. Juntar a farinha, o chocolate, o fermento e a meia xícara de leite. Bater bem. Derramar a mistura na forma sobre o caramelo e reservar.

Pudim:

Bater muito bem todos os ingredientes no liquidificador ao mesmo tempo e deitar sobre a massa do bolo. É nesta altura que a massa do bolo "engole" o pudim e este sim fica em contacto com o caramelo... isto tem certamente uma explicação química!
Leve ao forno e cozer em banho-maria cerca de uma hora. Desenformar depois de esfriar completamente. Se quiserem fazer para um almoço o melhor é fazer de véspera, porque se o desenformarem morno pode-se quebrar!
Bom apetite!










pintou o maior desânimo na hora de preparar o jantar, o jeito foi colocar a cabeça para funcionar e pensar em um prato que pudesse fazer a função do mesmo porém sem grandes complicações.
Veio a mente uma deliciosa torta de pão de forma que já havia feito em ocasiões parecidas como esta.
Fácil e rápido de fazer, de perfume agradável e de paladar triunfante, apresento o resultado da gostosura.
Cuidado para não empolgar e exagerar nos pedaços, pois é bastante pesada.

INGREDIENTES

  • 1 Pacote de pão de forma
  • 250 g de presunto fatiado
  • 250 g de queijo mussarela fatiado
  • 300 ml de leite
  • 2 Ovos
  • Pimenta
MODO DE PREPARO


Barrar uma forma com margarina e farinha, depois coloca-se uma camada de pão de forma barrado com manteiga, por cima uma camada de presunto e uma de queijo e novamente o pão de forma. Vai-se colocando camadas até encher a forma e ficar por cima o pão.Mistura-se o leite com os ovos e a pimenta, com tudo muito bem misturado, coloca-se por cima do pão e ...forno até ficar tostadinho.
Dica: Para quem desejar incrementar, vale a pena acrescentar rodelas de tomate e orégano. Também fica uma delícia








Nenhum comentário:

Postar um comentário