terça-feira, 6 de setembro de 2011

waffles








Ontem estava a folhear um livro que comprei, Le Cordon Bleu Dessert Techniques. Todas aquelas fotos me deixam extasiada! Quanta beleza, quantos detalhes, quanta criatividade! Não é exatamente um livro de receitas. Como o próprio título diz, é uma seleção de técnicas para os mais diversos doces e bolos, desde preparo até decoração.
Das poucas receitas, a maioria é bem simples. Eles procuram dar idéias de como incrementá-las. Animei-me de preparar estes waffles neste domingo para o nosso café da manhã. Queria aproveitar os maracujás que comprei outro dia e coloquei a máquininha de waffles para trabalhar.
A massa fica bem fofinha e por ser neutra no sabor, você pode inventar um monte de coberturas. Algumas sugestões do livro:

- bola de sorvete de creme com calda de chocolate, salpicadas com nozes picadas
- fatias de tangerina grelhadas e flambadas com rum, servidas com chantilly e zest de laranja
- compota de morango com chantilly decorada com raminho de hortelã



Waffles

* medida da xícara é de 250ml

1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
1 xícara de leite
2 ovos separados
1/3 xícara de manteiga sem sal derretida (dá cerca de 70ml)

Peneire numa tigela grande a farinha com o fermento e sal. Mexa bem. Junte o açúcar e misture tudo muito bem. Numa tigela à parte, misture as gemas com o leite e a manteiga derretida. Bata as claras em neve e reserve. Junte a mistura líquida nos ingredientes secos e misture com um batedor de claras. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente até incorporar na massa. Asse colheradas da massa na máquina de waffles previamente aquecida e levemente untada com manteiga derretida.
Retire quando estiverem levemente douradas e sirva quentinhas com a cobertura de sua preferência.

Calda de maracujá:

1 xícara de polpa de maracujá (complete com água se faltar)
3 a 4 colheres de açúcar
1 colher (chá) de fécula de batata (katakuriko) dissolvida em um pouco de água

Coloque a polpa e o açúcar numa panelinha e leve para ferver. Deixe apurando alguns minutos, retirando a espuma branca que se formar na superfície. Coloque a fécula dissolvida em água e misture bem até adquirir leve cremosidade. Retire do fogo e deixe esfriar.














Nenhum comentário:

Postar um comentário