terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

APRENDA AQUI A FAZER E DECORAR BOLOS E DOCES


Decoração de Bolos


Nas ocasiões especiais, queremos sempre surpreender, e porque não personalizar os seus bolos e sobremesas?Aqui poderá encontrar a ajuda de que precisa para concretizar o desejo do seu filho ou de surpreender qualquer outro familiar ou amigo.Até pode inspirar-se e oferecer doces feitos por si.Tenha sempre em atenção ao tipo de açúcar usado nas várias receitas, pois pode ser uma ajuda importante para o sucesso das mesmas.
O açúcar em pó Sidul é essencial na decoração de bolos, exactamente pela cor e pelo facto de estar em pó. Também é aconselhado nas receitas de bolachas para que a massa fique mais homogénea.
Seleccione, o bolo, o recheio, a cobertura, o molde e a decoração e ponha mãos à obra!


 Recheios

 Creme de manteiga (para cerca de 500g de creme):
 Misture 125g de manteiga amolecida com 1 colher de sopa de leite*. Adicione aos poucos 375g de açúcar em pó Sidul peneirado, até ficar complemente incorporado. O creme deve ficar com uma textura fina e cremosa.
Guarde numa caixa hermética até à hora de o utilizar.

Partindo da receita do creme de manteiga, poderá fazer outros recheios*:

  • Creme de chocolate: misturar o leite com 2 colheres de sopa de cacau em pó.
  • Creme de baunilha: Juntar 1 colher de café de essência de baunilha ao leite.
  • Creme de limão: Substituir o leite por uma colher de sopa de sumo de limão.
  • Creme de café: Misture o leite com 1 colher de sopa de café instantâneo até obter pasta e junte ao creme de manteiga.
Este creme também pode ser usado como "cola" para aplicar a pasta de açúcar ou o massapão no bolo. 
 Caramelo Líquido:
Leve 0.5dl de água e 250g de açúcar fino Sidul ao lume até atingir o ponto caramelo - quando atingir os 150ºC ou ficar com uma cor alourada e um aroma característico. Adicione 1dl de água morna, mexa e deixe ferver novamente. Depois desligue o lume e aplique de imediato no bolo.
Coberturas
 Glace Real 
Bata 2 claras em espuma, junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 450g de açúcar em pó Sidul aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante.
Se quiser aromatizar ou colorir o glace, basta adicionar algumas gotas de essência e/ou corante alimentar. Depois deve aplicar no bolo com a ajuda de uma espátula. 

O glace solidifica rapidamente, se quiser utilizar outros enfeites, deve fazê-lo de imediato, após ter colocado o glace. Também pode ser usado como cola de açúcar na decoração.

Para fazer desenhos, letras ou contornos, deverá fazer (usando um pouco de papel vegetal) um cartuxo, tipo cartuxo de castanhas, recortar a ponta do bico, encher com glace até meio, fechar a parte maior e usar. Quanto maior for o buraco mais glace vai sair.

Atenção: O glace deve ser tapado com um pano húmido. E se sobrar guarde dentro de um saco plástico no frigorífico.
  
 Fondant
Leve ao lume 2.5dl de água, 15 gotas de sumo de limão e 500g de açúcar em pó Sidul e deixe ferver até atingir o ponto assoprado. Limpe a espuma que se forma à superfície. Retire do lume e deite a calda sobre a pedra da mesa completamente limpa e seca. Trabalhe-a com uma espátula, em movimentos de vai-vem, até ficar branca e pastosa.

Caso não precise de usar logo o fondant, deverá guardá-lo em caixa hermética e conservar no frigorífico.

Na altura de aplicar, derreta o fondant em banho-maria (o fondant não deve aquecer mais do que os 35/40ºC). Se continuar rijo, adicione um pouco de calda de açúcar (ponto pasta) e uma clara de ovo. Espalhe sobre o bolo.
Se quiser aromatizar o fondant deverá adicionar um destes ingredientes: chocolate em pó, baunilha, café solúvel, xarope de Groselha, xarope de menta, quando colocar a derreter. 

Os bolos decorados com fondant devem ser colocados sobre uma rede durante a aplicação. Esta rede deverá estar sobre uma folha de papel vegetal para que possa aproveitar novamente o fondant que escorrer.
 Pasta de açúcar (625g de pasta de açúcar, bolo médio)
Misture 1 clara com 4 colheres de sopa de xarope de milho morno. Adicione aos poucos 625g de açúcar em pó Sidul peneirado e vá mexendo até espessar. Deite o preparado sobre a bancada previamente polvilhada com açúcar em pó Sidul e amasse até obter uma pasta lisa e maleável. Se ficar seca e quebradiça junte-lhe um pouco de óleo de amendoim e volte a amassar. 
Para colorir a pasta deve adicionar aos poucos, e com a ajuda de uma palito, um corante alimentar. Amasse e vá juntando mais corante até obter a cor desejada. Use luvas de plástico para não tingir as mãos.
Quando tiver a cor desejada, estique a massa com o rolo e coloque no bolo. O bolo deve estar previamente barrado com o creme de manteiga (para ajudar a fixar a pasta).
Atenção, se não precisar de usar logo a pasta, deve colocá-la dentro de um saco de plástico para não secar.
 Massapão


  • Misture 750g de açúcar em pó Sidul e 125g amêndoa em pó. Adicione 4 colheres de sopa de xarope de milho, 4 colheres de chá de sumo de limão, 3 colheres de chá de licor de amêndoa amarga e 1 colher de chá de óleo de girassol. Amasse tudo muito bem até obter uma massa homogénea. 
    Para dar cor deve adicionar algumas gotas de corante alimentar. 
    Deixe secar durante 3 horas.


Se quiser cobrir o bolo com a massapão, deve esticar com o rolo da massa e aplicar sobre o bolo previamente barrado com creme de manteiga. Para fazer bonecos, basta moldá-los e com a ajuda de um palito (ou de esparguete cru) prenda-os ao bolo.
Aqui pode encontrar alguns moldes para fazer com a massapão, basta clicar sobre uma das imagens seguintes:
                
Veja este bolo com forma de Pintainho coberto de massapão:
                        


 Cobertura de Chocolate Leve a lume brando 1 chávena de açúcar fino Sidul, ¾ de chávena de chocolate em pó, 2 colheres de sopa de manteiga e 2 chávenas de leite. Deixe ferver um pouco. Cubra o bolo e deixe secar.
 Merengue
Bata 4 claras com uma pitada de sal até fazer espuma. Sem deixar de bater, junte 480g de açúcar em pó Sidul. O merengue fica pronto quando as claras estiverem bem firmes. Pode levar ao forno e fazer suspiros ou então pode usar directamente como cobertura de um bolo. Pode polvilhar com pepitas coloridas ou de chocolate para criar um efeito muito animado.

 Chantilly
Bata 200ml de natas frescas com 30g de açúcar em pó Sidul.

 Leite Condensado
Leve ao lume 1 lata de leite condensado e uma colher de chá de manteiga. Deixe ferver e atingir o ponto de estrada fraco. Retire do lume e verta sobre o bolo, espalhando com a ajuda de uma espátula. Pode decorar com drageias coloridas e amêndoas de chocolate.

Moldes
Se não tiver formas de bolos com o formato que deseja, faça o seguinte:
Desenhe o motivo numa folha de papel, recorte e coloque por cima do bolo (já desenformado e frio). Depois é só esculpir/cortar de acordo com o molde (utilize uma faca de serrilha bem afiada).

Dependendo do molde deve usar um tabuleiro ou uma forma redonda sem buraco para cozer o bolo.

Se cortar demasiado não se preocupe, pois pode colar com o creme de manteiga.
Para não esfarelar pode congelar o bolo e esculpi-lo ainda congelado. Para descongelar, basta deixar no frigorífico durante 24horas.
Aqui pode encontrar alguns moldes, basta clicar sobre uma das imagens seguintes:
                            


Flores:Disponha amêndoas inteiras à volta de uma pepita colorida, formando pétalas.


































PONTO ASSOPRADO.



Fazer os pontos de açúcar parece uma coisa complicada mas na realidade não é!
Experimente seguindo os nossos conselhos.
Para fazer qualquer ponto deve começar por preparar a calda de açúcar, isto é dissolver uma certa quantidade de açúcar num determinado volume de água.
A primeira dica que queremos partilhar, é que se colocar a água ao lume e só adicionar depois o açúcar não precisa de mexer a calda até ao ponto areia.
Apesar de recomendarmos o uso de açúcar branco, pode usar qualquer tipo de açúcar, sendo que, sempre que usar açúcares escuros, deverá retirar a espuma que se cria quando está a ferver.
É fundamental que não haja qualquer resíduo de gordura nos utensílios usados.
A proporção de água e açúcar a utilizar depende do ponto de açúcar que pretende fazer, pode guiar-se pelo quadro mais abaixo.
Se quiser evitar que o açúcar cristalize, deite sumo de limão na calda (cerca de 15 gotas para 250g de açúcar). 
Não se esqueça que a partir de determinada temperatura o açúcar passa de um ponto a outro com muita rapidez, mantenha o lume brando e esteja com muita atenção.
Como se faz a avaliação da calda? Basicamente existem 3 formas de medir os pontos de açúcar, pelo termómetro (que mede a temperatura), pelopesa-xaropes (um densímetro que se utiliza para densidades superiores à da água, graduado em graus Baumé, sendo que só mede até 40ºB, ou seja até ponto espadana) e pelos processos caseiros, usando normalmente uma escumadeira e/ou os dedos.
A forma mais simples é usar um termómetro de forno, que se encontra à venda em vários locais com preços bastante acessíveis, e consultar o nosso quadro.
A temperatura que se atinge é superior à da água a ferver, por isso tenha cuidados especiais, não só a testar os pontos, como com os próprios salpicos. 
Para cada um dos pontos de açúcar apresentamos as temperaturas em que os pontos são atingidos e o seu aspecto físico.
Algumas dicas para o caramelo
Se quiser obter caramelo líquido, deverá adicionar 1dl de água morna quando atinge o ponto caramelo, mexer e deixar ferver novamente. Depois desliga-se o lume e deixa-se arrefecer. Atenção que a quantidade de água morna que se adiciona varia consoante a quantidade de caramelo que faz: 1dl é para o caramelo feito com 250g de açúcar e 0.5dl de água.
Para o caramelo de natas, que normalmente é servido com gelado de nata, deverá adicionar 1.5dl de natas e 15g de manteiga quando atinge o ponto de caramelo (para os mesmos 250g de açúcar). Misture bem e deixe ferver. Depois desligue e sirva com o gelado.

Fondant e Glacé
O Fondant é feito a partir de um ponto de açúcar e o glacé é a mistura de claras e açúcar.
Ambos são usados para decorar os bolos e recomendamos a utilização de açúcar em pó Sidul na sua preparação.
Fondant
Leve ao lume 2.5dl de água, 15 gotas de sumo de limão e 500g de açúcar em pó. Deixe ferver até atingir o ponto assoprado. Limpe a espuma caso se forme à superfície. Retire do lume e deite a calda sobre a pedra da mesa, que deverá estar limpa. Trabalhe a calda com uma espátula, em movimentos de vai-vem, até ficar branca e pastosa.
Caso não precise de usar logo o fondant, deverá guardá-lo em caixa hermética e conservar no frigorífico.
Na altura de aplicar, derreta o fondant em banho-maria (o fondant não deve aquecer mais do que os 35/40ºC). Se vir que continua rijo, adicione um pouco de calda de açúcar (ponto pasta) e uma clara de ovo.
Se quiser aromatizar o fondant (chocolate em pó, baunilha, café solúvel, xarope de Groselha, xarope de menta) deverá acrescentar um destes ingredientes quando está a derreter.
Os bolos decorados com fondant devem ser colocados sobre uma rede durante a aplicação. Esta rede deverá estar sobre uma folha de papel vegetal para que possa aproveitar novamente o fondant que escorrer.
Glacé
Existem muitos tipos de glacé, sendo que o mais usado é o glacé real:
Numa tigela, bata 2 claras em espuma. Junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 450g de açúcar em pó aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante.
O glacé de claras normal é igual ao glacé real mas sem sumo de limão.
Pode aromatizar e/ou colorir o glacé adicionando algumas gotas de essências e/ou corantes alimentares.
Até à sua utilização, tape a tigela com um pano húmido para o glacé não secar. 
Se sobrar guarde dentro de um saco plástico no frigorífico.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário