quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BATATA MARAVILHOSA E OUTROS PRATOS SALGADOS


Finalmente uma receita salgada para vocês e acho que é a primeira receita salgada no ano, acreditam? hehe. Bom, a receita desta vez é uma massa que eu estava querendo fazer a muito tempo, mas como eu estava com uma grande quantidade de carne congelada no freezer esperando ser usada, tive que esperar um pouco para comprar o frango para fazer esta receita. Mas valeu a pena a espera, pois esta massa é deliciosa e fica super cremosa. A receita que vou postar é um apanhado geral de várias receitas que vi na internet e peguei as partes preferidas de cada uma e montei minha própria receita, além de adicionar mais algumas coisinhas que gosto. Pessoal, vocês irão adorar, pois é super rápido e delicioso (as características fundamentais em uma receita, certo? hehe) e só para vocês terem uma noção, eu fiz esta massa no almoço, não sobrou nada e meu irmão ainda pediu repeteco na janta…haha.
Fettuccine Alfredo Cremoso com Frango
Ingredientes:
450g de Fettuccine
2 a 3 peitos de frango desossados, cortados em cubos ou tiras
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/2 cebola picada finamente
1 dente de alho picado
2/3 xícara de champignon picado
250g de cream cheese, em pedaços
1 xícara de creme de leite (fresco de preferência)
1/2 xícara de parmesão ralado
2 a 4 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de pimenta do reino
Salsinha para decorar, opicional
Preparo:
Cozinhe a massa “al dente” de acordo com a embalagem (em água com sal e óleo). Escorra a massa, reserve e guarde 1/4 da água de cozimento.
Em uma panela coloque algumas colheradas de azeite e aqueça sobre fogo médio-alto. Adicione o frango e diminua o fogo para médio. Tempere com alho, pimenta e sal e grelhe até que a carne não esteja mais rosada.
Volte o fettuccine para a panela que foi cozido junto com o 1/4 da água, coloque sobre fogo baixo para aquecer e junte o frango sobre o fettuccine.
Na mesma panela em que foi feito o frango, em fogo médio derreta a manteiga e aqueça o alho e a cebola até que ela fique macia. Junte e derreta o cream cheese. Quando estiver derretido, adicione o creme de leite, o champignon e o leite (controle a cremosidade com a quantidade de leite), ferva por 5 minutos. Adicione o queijo ralado, continue a misturar e adicione o sal e a pimenta.
Derrame o creme sobre o fettuccine e o frango, decore com salsinha e sirva imediatamente com mais queijo ralado.
Trazendo para vocês uma receitinha salgada e por mais que elas sejam raras por aqui, garanto que as que conseguem entrar no site são absolutamente deliciosas.
Essa receita eu vi no site da Ree, e como ela disse que era um dos pratos preferidos dela, era lógico que eu iria testar…hehe. E sabem a conclusão? Acho que este macarrão também entrou para a lista dos meu preferidos. Achei super delicioso e diferente, adorei. Mas uma coisa que eu faço diferente é que eu prefiro comer o macarrão ainda quente ou morno, em vez de gelado. E uma dica que ela deu é para fazer o molho um dia antes para o sabor ficar melhor ainda. Hum, bom demais !!
Salada de Macarrão com Molho de Tomate Seco
Ingredientes:
Molho:
200gr de tomate seco
4 dentes de alho
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 xícara de azeite
Sal e pimenta à gosto
Salada:
450gr de macarrão parafuso
1 pote pequeno de azeitona preta
450gr(2 xícaras) tomates cereja cortados em quartos
10 folhas de manjericão, picadas
1-½ xícara de parmesão ralado
Preparo:
Molho:
Num liquidificador ou processador, bata o tomate seco, alho, sal, pimenta e vinagre, até que os tomates estejam bem picados. Continue batendo e junte o azeite e bata até que fique bem misturado. Coloque numa tigela, leva a geladeira de um dia para o outro.
Macarrão:
Cozinhe o macarrão de acordo com as direções da embalagem. Escorra e enxague com agua fria até que o macarrão não esteja mais quente (eu prefiro pular essa parte e comê-lo morno…hehe).
Coloque 2/3 do molho sobre o macarrão. Adicione as azeitonas, o magericão, o parmesão e o tomate cereja, misture e depois adicione mais molho até que esteja ao seu gosto.
Sirva num prato grande e salpique mais queijo parmesão por cima.



Oi pessoal, trago outra receitinha que já fiz há um tempo e que tirei daqui, mas que merecia ser postada aqui uma hora ou outra, pois é simplesmente deliciosa, e o simplesmente é tanto pelo fato de ser simplesmente muito gostoso tanto quanto pelo fato de ser simples de se fazer, entenderam? hehe. Então, essa é uma receita básica, simples, rápida, com ingredientes que todo mundo tem em casa, e que rende um sanduíche super gostoso e com um nome super chique…hehe. Ele é ótimo pra qualquer hora e o legal é que você pode variar um pouco do tradicional pão, presunto e queijo, indico à todos. Ah e se você colocar um ovo frito sobre os sanduíches, ele se tornará Croque Madame…hehe.
Croque Monsieur
Ingredientes:
8 fatias de pão de forma ou pão italiano
Molho Béchamel:
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de leite
Uma pitada de sal e pimenta, ou à gosto
Recheio:
170g de queijo Mussarela, Gruyère ou outro de sua preferência, ralado, (cerca de 1 e 1/2 xícara)
1/4 xícara de queijo Parmesão ralado
340g de presunto fatiado ou ralado (cerca de 3 xícaras se ralado)
Mostarda
Preparo:
Pré aqueça o forno à 200°C.
Para fazer o molho. Derreta a manteiga numa panela em fogo médio até começar a borbulhar. Adicione a farinha e cozinhe, mexendo por 2 minutos, até ficar cremoso. Adicione o leite devagar, mexendo sempre, cozinhe até que engrosse. Retire do fogo e tempere. Misture o queijo parmesão e 1/4 de xícara do queijo Mussarela. Reserve.
Passe manteiga nas fatias de pão, coloque-as numa forma e toste no forno, por alguns minutos de cada lado, até que estejam ligeiramente tostadas. Pincele 4 fatias com mostarda. Adicione o presunto em cima delas e divida mais cerca de 1 xícara do queijo Mussarela restante. Cubra com as outras fatias de pão. Cubra os sanduíches com um pouco do molho béchamel. Salpique o restante do queijo sobre os sanduíches. Coloque-os numa forma (se for uma forma com grelha é melhor). Asse no forno por 5 a 7 minutos, ou até que o queijo derreta e esteja levemente tostado (se seu forno tiver opção de grelhar, grelhe por mais 3 a 5 minutos).
Desde a primeira vez que fiz essas batatas aqui em casa, elas viraram um acompanhamento obrigatório nas refeições. Elas são maravilhosas, ficam macias e com uma crostinha dourada deliciosa, muito muito bom. E além de tudo é super fácil de fazer. Não dá pra resistir, é só eu ver uma batata que eu já corro para fazer.
Batatas Salteadas (Sauté)
Ingredientes:
1 kg de batatas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite
sal e pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de salsa picada
3 colheres (sopa) de queijo ralado (ou mais)
Preparo:
Descasque e corte as batatas em quartos. Leve para cozinhar em água temperada com sal por mais ou menos 10 minutos.(elas devem ficar firmes).
Aqueça a manteiga com o óleo numa frigideira. Junte as batatas e salteie até ficarem bem douradas de todos os lados. Acrescente o queijo ralado. Tempere com sal e pimenta e acrescente a salsa.
Esta receita eu vi um dia em que eu estava na casa da minha amiga, e estávamos assistindo o programa Dia-Dia com Daniel Bork, na hora já fiquei com água na boca e tive certeza que eu iria testar. Mudei um pouco a quantidade dos ingredientes e fiz o molho do meu jeito. Ficou delicioso, nem consegui esperar a polenta endurecer para grelhá-la, de tanta vontade que eu estava de experimentar…hehe. Adorei, é super fácil de fazer, e fica incrivelmente delicioso. Eu vou passar a receita de polenta que usei, mas se você já tem uma que está acostumada à fazer, pode usá-la. E se você for como eu, eu caprichei na mussarela e no bacon, sou bem generosa…hehe…para depois de grelhar ficar aquele queijinho derretendo pelas laterais e a polenta com uma crostinha crocante, finalizando com o molho e queijo ralado por cima…hummmm.
Polenta Grelhada
Ingredientes:
Polenta:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
5 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino a gosto
Recheio:
300 gramas de queijo mussarela ralada grossa
100 gramas de bacon frito (reserve a panela com a gordura do bacon)
Molho:
1 colher (sopa) de cebola picada
1 dente de alho picado
2 latas de tomate pelado triturado no mixer
200g de carne moída
Manjericão, sal e pimenta à gosto
Preparo:
Polenta:
Unte com um pouco de azeite uma assadeira pequena ou um refratário de 18x28cm. Coloque a polenta e a água numa panela e leve ao fogo médio, mexendo bem. Quando ferver, abaixe o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Não pare de mexer.Depois que ferver, continue mexendo a polenta durante o todo o tempo de cozimento. Desligue o fogo quando a polenta desgrudar do fundo da panela.
Coloque metade da polenta no refratário e cubra com a mussarela e o bacon, termine cobrindo com a camada restante da polenta. Alise bem a superfície com as costas de uma colher. Deixe esfriar. Quando a polenta estiver fria, coloque-a na geladeira por 15 minutos. Nunca coloque nada quente na geladeira, deixe esfriar primeiro.
Molho:
Numa tigela, coloque o molho frio e a carne crua e com um garfo desmanche a carne até que ela esteja bem incorporada ao molho.
Na panela em que você fritou o bacon, utilize um pouco da gordura e refogue a cebola, depois acrescente o alho e refogue. Acrescente o molho com a carne e deixe ferver. Tempere com manjericão, sal e pimenta à gosto.
Grelhar:
Retire a polenta da geladeira depois dos 15 minutos. Coloque uma tábua por cima da assadeira e vire de uma vez, para que a polenta “caia” em cima da tábua. Corte a polenta em quadrados. Numa grelha ou numa frigideira anti-aderente, leve 2 colheres (sopa) de azeite ao fogo médio para aquecer. Quando estiver quente, coloque dois pedaços de polenta por vez e deixe grelhar por 5 minutos, ou até que fique bem douradinhos por baixo. Em seguida, vire os pedaços e deixe o outro lado grelhar por mais 5 minutos.
Retire as polentas da grelha e repita a operação com os outros pedaços. Coloque as polentas grelhadas num prato e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário