quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

banoffe





A Banoffee Pie tradicional. Pelo menos da maneira considerada tradicional no Brasil porque a receita original era com "toffee" o caramelo de verdade. Mas de qualquer maneira, faça! Vale à pena! 
Essa eu levei na casa de amigos e por isso as fotos estão ruins (tiradas do celular). Olha que receita baba:
Para a massa você tritura no liquidificador 1 pacote de bolacha maizena ou de leite (200g) e depois mistura com 100g de manteiga sem sal até virar uma farofinha. Forra o fundo e a laterais de uma forma de aro removível e leva ao forno pré-aquecido em 200º por 10 minutos. Espere esfriar para prosseguir.
Espalhe uma camada de doce de leite, rodelas de banana (crua) e cubra com chantily.  Mantenha na geladeira. Desenforme e decore na hora de servir (repare que o chantily deu uma derretida e cobriu a parte do doce e da banana. Isso porque a torta ficou muito tempo fora da geladeira).
Dica: o leite condensado cozido, por incrível que pareça fica menos doce que doce de leite pronto. Por isso fica mais gostoso.
Para ver a versão "mini" da Banoffee Pie,veja abaixo:


A Banoffee Pie é uma torta inglesa criada em 1972 e tem esse nome porque é a junção de "banana + toffee", ou seja, banana + caramelo, que posteriormente foi substituído pelo doce de leite.
Eu fiz a receita tradicional em tamanho grande para levar de sobremesa na casa de amigos, mas como sempre é "embaçado" de fotografar na casa dos outros, eu fiz uma "mini" para postar no blog





Fiz com um disquinho de massa folhada (Arosa) assado separadamente. A montagem é assim: massinha / doce de leite / banana / chantily e por cima eu polvilhei chocolate com baunilha (uma misturinha que eu trouxe da Argentina).

A receita original é com aquela massinha de bolacha, e como eu previa as fotos ficaram ruins (tirei de celular), mas vou postar em breve porque vale muito à pena, é uma receita boa, bonita, barata e fácil de fazer, tem coisa melhor?




Nenhum comentário:

Postar um comentário