quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Enchendo Tubo Bisnaga de Brigadeiro passo a passo





Bisnaga de Brigadeiro Passo a Passo

Esse post já foi publicado dias atrás, porém fiz alterações posteriores que o pessoal que lê pelo FEED não vê. Por isso aí vai ele novamente na íntegra para os que pediram.




Quarta-feira teve reunião aqui em casa das "mulheres da rua 3" (nome provisório até que se decida o nome do grupo, né bonitas?). Fiz bisnagas de brigadeiro para lembrancinha, pena não ter o papel glossy para imprimir o rótulo, fiz no normal mesmo. Tô gostando dessa modinha de personalizar tudo viu? Tão divertido!



Eu sabia que vocês iam pedir o passo-a-passo, porque quando eu decidi fazer não achei nada na net ensinando, só vendendo. 

A bisnaga - Na minha cidade não encontra, então comprei pelo mercado livre (clique -->AQUI para ver). Me parece que tem 3 tamanhos, mas a mais comum, que mais se usa é de 30g, que é essa da foto. Ela vem branquinha, lacrada de um lado (na tampa) e aberta atrás.

Como encher? - Você tem que fazer aquele brigadeiro com creme de leite, bem molinho para conseguir encher (receita--abaixo) A melhor maneira é usar um saco de confeitar ou bisnaga de molho (conforme o vídeo abaixo). Só use o brigadeiro frio, mas não leve à geladeira senão vai ficar duro e impossível de usar nas bisnagas.
Encha até faltar dois dedos e dobre a borda. Embora seja de material metálico, ela é muito fácil de dobrar. Veja (não sou eu no vídeo, eu achei no YouTube):
Rótulo - O rótulo é colado na bisnaga vazia, e requer uma certa habilidade, eu estraguei 3 até ficar craque. Você pode fazer o rótulo no photoshop ou outro programa, usando o tema da festa, as cores e fotos que quiser, o problema é que precisa ser em alta definição para a impressão sair legal e não é todo mundo que consegue fazer. Dá para imprimir numa boa em impressoras caseiras, tanto laser como jato de tinta.

O papel para impressão desses rótulos é o Glossy Foto Adesivo 135g. Eu imprimi em papel adesivo comum, mas não é aconselhável e nem fica tão bonito. Esse papel adesivo comum não é a prova d'água como o glossy e na hora de encher as bisnagas se sujar já era, enquanto que o glossy dá para limpar.
Quem preferir fazer em casa e der conta do recado, o tamanho do rótulo para a bisnaga de 30g é 7,3cm x 9,79cm.

Durabilidade: Depois de pronto não pode ir p/ a geladeira. Dura 5 dias fora, depois disso açucara.

Rendimento: Cada receita de brigadeiro igual a que eu indiquei rende cerca de 9 bisnagas de 30g.

Bom, acho que é isso. Como eu penso e acredito que dividindo a gente soma, espero ter ajudado. Se faltou algo vocês perguntem ok?


receita de brigadeiro de copinho / mesma receita de bisnaga



Tempos atrás escrevi um post sobre os brigadeiros de copinho e embora seja extremamente simples de fazer, recebo muitos e-mails com dúvidas. Então resolvi fazer uma postagem mais detalhada.

Se você vai fazer uma festa, principalmente se for de criança e se empolgou em fazer vários tipos de docinhos no copinho, lembre-se: faça 3 vezes mais brigadeiros, porque ele é definitivamente o preferido e o que sempre acaba primeiro! 

Algumas receitas levam mais creme de leite, mas prefiro assim, para não descaracterizar o sabor do brigadeiro:

1 lata de leite condensado
1 colher rasa (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de um bom chocolate em pó

Leve ao fogo médio/baixo mexendo sempre até ferver e começar a desgrudar do fundo. Retire do fogo e adicione 1/2 caixinha de creme de leite. 

Pode ser feito 3 dias antes de consumido e mantido na geladeira em sacos para confeitar. Existem sacos de confeitar descartáveis, mas se você não quiser comprar use sacos de arroz ou feijão, eles são mais grossos que saquinhos normais e funcionam muito bem, mas devem estar bem higienizados ok?
Então é assim: acabou de fazer, espere esfriar, coloque no saquinho e amarre bem apertado (como na foto). Na hora de usar, corte a ponta e encha os copinhos.

Uma receita rende 11 copinhos como o da foto (40ml).
Os confeitos devem de preferência ser adicionados o mais próximo possível da hora de servir para se manterem crocantes. O granulado pode ser colocado com maior antecedência.




Um comentário:

  1. Muuuito legal! Gostei muito viu! Obrigada por dividir conosco sua experiência.
    Bjim,Su.

    ResponderExcluir