sexta-feira, 25 de novembro de 2011

bolos brasileiros


BOLO BEM-TE-VI
Ingredientes:
Massa: 1 xícara (chá) de margarina; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar; 4 gemas; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 1 1/2 xícara (chá) de coco ralado; 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de maisena; 2 colheres (chá) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de leite; 4 claras.
Cobertura: 1 xícara (chá) de margarina; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1/2 xícara (chá) de leite.
Modo de Preparo:
Bata a margarina com o açúcar e, sem parar de bater, junte as gemas, o chocolate e o coco. Acrescente a farinha, a maizena e o fermento, alternando com o leite. Por último, as claras em neve. Leve ao forno médio numa forma de furo central, untada e enfarinha. Leve os ingredientes da cobertura ao fogo baixo, deixando ferver por 5 minutos. Depois do bolo pronto, desenformado e frio, despeje a cobertura sobre o mesmo.


BOLO CAIPIRA
Ingredientes:
3 ovos; 1 prato de mandioca cozida; 1 xícara (chá) de coco ralado; açúcar a vontade; 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca fina; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparo:
Misture bem a mandioca cozida com a farinha de mandioca. Junte os ovos, um a um, bata mais um pouco e vá adicionando a manteiga, o açúcar, quantidade necessária, o coco ralado e por último, o fermento. Deixe a massa descansar por uma hora, e depois leve a assar em forno quente.


BOLO CREMOSO DE FUBÁ
Ingredientes:
03 ovos; 03 xícaras (chá) de açúcar; 05 xícaras (chá) de leite; 01 pires de queijo ralado ou coco; 1/2 xícara (chá) de fubá de milho; 02 colheres (sopa) de farinha de trigo; 01 colher (chá) de fermento em pó; 02 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 1/2 lata de leite condensado.
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liqüidificador e bata por 5 minutos, despeje em forma untada e leve ao forno até ficar bem assado.


BOLO CREMOSO DE MILHO VERDE
Ingredientes:
02 xícaras (chá) de milho verde; 02 xícaras (chá) de açúcar; 01 xícara (chá) de leite; 01 xícara (chá) de leite de coco; 03 colheres (sopa) de manteiga; 04 colheres (sopa) de queijo ralado; 03 ovos inteiros; 05 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liqüidificador, misturar levemente 1 colher de fermento em pó, colocar em forma untada e levar ao forno para assar.


Bolo de Banana
Ingredientes:
Bolo: - 3 ovos - 1 1/4 xícara de chá de óleo - 6 bananas nanicas cortadas - 2 xícaras de chá de farinha de rosca - 2 xícaras de chá rasas de açúcar - 3 colheres de sopa de achocolatado - 1 colher de chá de fermento em pó - coco ralado para polvilhar Calda: - 1/2 xícara de chá de leite - 1 colher de sopa de açúcar
Modo de Preparo:
Bata no liqüidificador os três primeiros ingredientes. Reserve. Misture em um recipiente, os restante dos ingredientes, adicione o reservado e mexa. Coloque em forma untada e polvilhada e leve para assar em forno brando. Depois de assado, faça a calda misturando os seus ingredientee molhe o bolo. Por cima, ainda quente, espalhe coco ralado.


BOLO DE BATATA-DOCE
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de batata-doce, cozida e amassada com garfo; 2 xícaras (chá) de leite; 4 claras; 1 pitada de sal; 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de margarina (200 g); 4 gemas; 1 xícara (chá) de maisena; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparo:
Bata a batata no liqüidificador com o leite e reserve. Bata as claras em neve com o sal e reserve. Bata em creme, o açúcar com a margarina e as gemas. Acrescente a batata reservada, a maizena, a farinha e o fermento. Por último, misture levemente as claras. Coloque numa assadeira (grande) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, por 35 minutos. Corte em quadrados regulares.


BOLO DE CANELA
Ingredientes:
1 xícara (chá) de margarina; 1 xícara (chá) de açúcar; 3 ovos; 1 xícara (chá) de maisena; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de leite; 1 pitada de sal; 2 colheres (chá) de canela em pó.
Modo de Preparo:
Bata a margarina com o açúcar, até obter um creme. Junte os ovos e misture bem. Acrescente a maizena, a farinha, o fermento e o sal, alternando com o leite. Leve ao forno médio em forma de bolo, untada e enfarinhada por cerca de 45 minutos. Depois de assado, polvilhe açúcar e canela misturados.


BOLO DE CENOURA
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de cenoura, picada; 2 ovos; 1 xícara (chá) de óleo de milho; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de maisena; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Cobertura: 4 colheres (sopa) de leite morno; 4 colheres (sopa) de chocolate em pó; 6 colheres (sopa) de açúcar.
Modo de Preparo:
Bata a cenoura com os ovos no liqüidificador. Passe para uma tigela e acrescente os demaisingredientes, misturando bem. Leve ao forno médio, numa assadeira (média) untada e enfarinhada, cerca de 25 minutos. Misture todos os ingredientes do glacê. Retire o bolo do forno e cubra com o glacê. Deixe esfriar e corte em quadrados.


BOLO DE CÔCO
Ingredientes:
2 ou 3 ovos; 2 e 1/2 xícaras de açucar; 1 pitada de sal; 1 garrafa de leite de côco; 1/2 pacote de socôco umedecido em leite quente; 1 colher de pó royal; farinha de trigo até dar o ponto (7 colheres no liquidificador e 2 na vasilha); 2 colheres (sopa) bem cheias de margarina ou 1/2 xícara de óleo ou 3 colheres de nata.
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador ovo, margarina, açúcar, sal e leite de côco com um pouco de trigo até fechar o meio da massa ao virar. Despeja na vasilha do socôco e acrescenta mais trigo e pó royal. Se quiser render a receita , coloca mais leite e trigo.

BOLO DE ERVA DOCE
Ingredientes:
1/2 litro de leite; 3 colheres (sopa) de banha; erva doce; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) de manteiga; 2 xícaras (chá) de fubá; 1 pires (chá) de queijo ralado; 1 xícara (chá) de coalhada; 1 colher (sopa) de fermento em pó;
Modo de Preparo:
Leve ao fogo, o leite, a erva doce, a banha, a manteiga e o sal. Enquanto aguarda a fervura,prepare  à parte o fubá, o queijo ralado, a coalhada e o fermento. Misture todos os ingredientes e bata bem. Asse me forno quente, forma untada. Desejando, após ter colocado a massa na forma, antes de levar ao forno, cubra-a com bastante açúcar e canela em pó. Depois de pronto o bolo apresentará uma crosta saborosa e bonita.


BOLO DE FRUTAS
Ingredientes:
01 xícara (chá) de nozes picadas; 01 xícara (chá) de passas escuras; 01 xícara (chá) de passas claras; 01 xícara (chá) de tâmaras ou ameixas pretas secas picadas; 01 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas; 01 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 colher (chá) de sal; 04 ovos; 01 xícara (chá) de açúcar mascavo; 01 colher (sopa) de casca de laranja ralada; 01 colher (chá) de baunilha.
Glacê de laranja: 1/4 de xícara (chá) de açúcar; 02 colheres (sopa) de suco de laranja.
Modo de Preparo:
Aqueça o forno em temperatura lenta. Numa vasilha grande misture as nozes, as passas, as ameixas ou tâmaras e as frutas cristalizadas. Misture bem com 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo. Em outra vasilha, misture a farinha restante e os ingredientes restantes. Bata em velocidade baixa até misturar bem. Acrescente a mistura de frutas e mexa bem. Espalhe numa assadeira de 34x23 cm untada. Asse por uns 50 minutos, ou até que enfiando um palito, este saia seco. Para o glacê: misture os ingredientes, leve ao fogo, mexendo para dissolver o açúcar. Pincele o bolo ainda morno com o glacê. Deixe esfriar e corte em barrinhas.


BOLO DE FUBÁ
Ingredientes:
1 xícara (chá) de margarina; 4 gemas; 1 xícara (chá) de mel; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de fubá; 3 colheres (chá) de fermento em pó; 1 colher (chá) de erva-doce; 1 1/2 xícara (chá) de leite; 4 claras, em neve.
Modo de Preparo:
Bata bem a margarina com as gemas. Junte o mel, a farinha peneirada com o fubá e o fermento, a erva-doce e o leite, aos poucos. Acrescente as claras, misturando levemente. Leve ao forno médio numa forma com furo central, untada, por 35 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Decore a gosto



BOLO DE FUBÁ SALGADO
Ingredientes:
1 cebola picada; 2 colheres de sopa de óleo; 200 g de presunto cortados em cubinhos; 1 colher de café de orégano; 2 xícaras de chá de leite; 2 xícaras de chá de fubá; 1 colher de sopa de margarina; 4 ovos; 200 g de queijo ralado; 1 colher de sopa de fermento em pó; sal; 100 g de azeitonas verdes picadas.
Modo de Preparo:
Doure a cebola no óleo, junte o presunto e o orégano, deixe refogar mais um pouco e reserve. Numa panela, misture o leite com o fubá e a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente os ovos batidos, o queijo, o fermento, o sal, o presuntorefogado  e as azeitonas. Coloque a mistura numa forma com cavidade no centro e asse em forno médio por cerca de 40 minutos, ou até que a massa esteja consistente e sem umidade.


BOLO DE LINGUIÇA COM QUEIJO
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 1/2 xícara (chá) de leite; 200 gramas de linguiça frita em pedacinhos; 1/2 xícara (chá) de manteiga; 1 ovo; 1 pitada de sal; queijo parmesão ralado.
Modo de Preparo:
Misturar todos os ingredientes, menos a linguiça. Fazer pequenas bolas com um pedacinho de linguiça dentro. Passar no ovo batido e no queijo parmesão ralado. Por em tabuleiro. Assar em forno brando.


BOLO DE MANDIOCA
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de açúcar; 1 coco pequeno ralado; 1 prato raso de mandioca crua ralada; 1 colher (sopa) de manteiga; 8 ovos; 1 prato raso de queijo ralado.
Modo de Preparo:
Bater bem os ovos com o açúcar, misturando aos poucos os demais ingredientes. Por em forma untada e assar em forno pre-aquecido.

BOLO DE MARACUJA
Ingredientes:
·6 ovos;
·6 colheres(sopa) de manteiga;
·4 colheres (sopa) de açúcar;
·6 xícaras de farinha de trigo com fermento;
·2 xícaras de suco de maracujá(extraído de 6 frutas com 1 xícara de água e peneirado em peneira fina.Completar com água se precisar).
Modo de Preparo:
Bater muito bem os ovos, a manteiga e o açúcar (até sair o cheiro de ovo). Colocar a farinha de trigo e o suco e misturar novamente.Colocar para assar numa forma untada e enfarinhada.Depois de assado, colocar caroços de maracujá por cima.


BOLO DE MASSA
Ingredientes:
4 ovos inteiros; 2 xícaras de açúcar mascavo;3/4 xícaras de óleo; 2 maçãs grandes; limão; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) pó royal; 1 colher (chá) de canela; nozes; uva; passas; ameixa; frutas cristalizadas.
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e as cascas das maçãs. Coprtar a polpa da maçã em pedacinhos e colocar em suco de limão. Misturar numa vasilha a farinha de trigo, o pó royal e a canela. Misturar com os ingredientes batidos, em seguida acrescentar nozes, uva, passas, ameixa, frutas cristalizadas e a maçã (tendo escorrido o limão) , assar a 180° C.


BOLO DE MEL E FRUTAS
Ingredientes:
200 g de manteiga ou margarina; 1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo; 1/3 de xícara (chá) de mel; 03 ovos médios; 03 colheres (sopa) de conhaque; 1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo; 01 colher (chá) de fermento em pó; 01 xícara (chá) de amêndoas ou castanhas moídas; 1 1/3 de xícara (chá) de passas escuras; 1 1/3 de xícara (chá) de passas claras; 1/3 de xícara de cerejas cristalizadas cortadas ao meio.
Modo de Preparo:
Bata a manteiga ou margarina até ficar cremosa. Adicione o açúcar e o mel e misture bem com uma colher de pau. Acrescente os ovos um a um, misturando bem. Junte o conhaque e misture novamente até que o açúcar dissolva. Adicione a farinha de trigo misturada com o fermento e acrescente à massa, misture bem e depois junte os ingredientes restantes aos poucos. Unte uma forma de bolo de 12 x 26 cm e coloque a massa. Leve ao forno moderado preaquecido e asse por uns 60 minutos, ou até que enfiando um palito, este saia limpo. Caso doure muito, cubra levemente com papel impermeável ou de alumínio. Desenforme e deixe esfriar. Embrulhe em papel alumínio e conserve na geladeira.

Bolo de Milho
Ingredientes:
3 ovos-2 copos grandes de açúcar-1 copo de queijo ralado-1 copo de óleo (faltando um dedo para encher)-2 copos de farinha de milho-1 pitada de sal-1 colher (sopa) de fermento em pó-canela em pau e cravo esmagados (a gosto)-2 ½ copos de leite.
Modo de Preparo:
Coloque no liqüidificador os ovos, o açúcar, o óleo e um copo de leite. Bata bem. Sem desligar o liqüidificador, acrescente a farinha de milho e o restante do leite. Ponha a canela, o cravo e também o queijo. Por último junte o fermento. Leve à forma bem untada e leve ao forno quente para assar por aproximadamente 30 minutos. Quando estiver corado é só tirar do forno.Obs: todos os copos usados como medida são grandes, tipo de requeijão.

Bolo de Milho Verde
Ingredientes:
1 lata de milho verde (escorrida); 100g de manteiga; 1 copo de fúba (grande); 3 ovos; 1 vidro pequeno de leite de coco; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 xícaras (chá) de açúcar;
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 30 min



BOLO DE MILHO VERDE
Ingredientes:
10 espigas de milho verde; 6 ovos batidos; 3 xícaras de chá de açúcar; 2 colheres de sopa de margarina; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 pires de queijo minas fresco ralado; 2 e 1/2 xícaras de chá de leite; 1 colher de sopa de fermento em pó; margarina para untar; farinha de trigo para polvilhar.
Modo de Preparo:
Retire os grãos de milho das espigas utilizando uma faca. Bata-os no liquidificador e vá acrescentando um por um dos demais ingredientes, com exceção do fermento que será adicionado por último, sem bater no liquidificador. Unte uma forma redonda grande e polvilhe-a com farinha de trigo. Despeje a massa e leve a forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos.


BOLO DE PALMITO
Ingredientes:
02 xícaras (chá) de leite; 02 ovos; 01 xícara (chá) de óleo; 01 colher (sopa) de sal; 12 colheres (sopa) de farinha de trigo; 06 tomates; 01 cebola; fermento; cheiro-verde picadinho; 01 lata de palmito picadinho; alho e pimenta-do-reino.
Modo de Preparo:
Bata no liqüidificador, os ovos, trigo, sal, leite, óleo e reserve. Depois bata os tomates, salsa, cebolinha, cebola, alho e pimenta-do-reino, retire e leve ao fogo misturando o palmito. Deixe ferver e depois leve para esfriar. Misture o refogado  e a massa até ficarem bem uniforme. Junte uma colher (sopa) de fermento, leve ao forno quente em forma untada e polvilhada com trigo


BOLO DE POLVILHO
Ingredientes:
02 xícaras (chá) de polvilho; 01 xícara (chá) de leite; 01 xícara (chá) de óleo; 06 ovos; sal a gosto;
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes na batedeira até ficar bem consistente. Faça bolinhos com as mãos e frite-os em óleo bem quente.


BOLO PIQUENIQUE
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 xícara (chá) de maisena; 3 ovos.
Modo de Preparo:
Bater a manteiga com o açúcar e as gemas. Juntar aos poucos os outros ingredientes, acrescentando por último as claras batidas em neve. Por na forma untada de manteiga e assar em forno quente.



BOLO-PUDIM DE LARANJA
Ingredientes:
Pudim: 2 xícara (chá) de açúcar; 1 lata de leite condensado; 1 vez a mesma medida de suco de laranja; 4 ovos.
Bolo: 4 ovos; 1 xícara (chá) de açúcar; raspas de laranja; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de suco de laranja.
Modo de Preparo:
Caramelize com o açúcar uma forma redonda de 30 cm de diâmetro ou uma forma retangular de 30 x 24 cm e reserve. Faça o pudim: bata no liqüidificador o leite condensado, o suco de laranja e os ovos. Despeje os ingredientes, na forma caramelizada e reserve. Para o bolo, bata as claras em neve bem firme na batedeira, junte as gemas, uma a uma, e acrescente o açúcar e as raspas de laranja às colheradas. Bata bem e desligue a batedeira. Junte a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o suco de laranja e misture levemente. Despeje essa massa sobre o pudim reservado e asse em banho-maria, no forno médio, por 1 hora e 30 minutos aproximadamente. Espere esfriar, leve à geladeira e desenforme depois de gelado, soltando as bordas do bolo com uma faca. Observação: Para fazer um pudim de laranja, dispense o bolo e prepare o pudim como indicado na receita, assando-o em forno médio por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

FATIAS DE CHOCOLATE
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) cheias de margarina; 3 ovos, sendo as claras em neve; 1 pitada de sal.
Modo de Preparo:
Bater a margarina, o açúcar e as gemas. Acrescentar os outros ingredientes, e por último as claras batidas em neve. Por em tabuleiro untado e assar em forno quente. Depois de assado, cobrir com a cobertura de chocolate. Deixar secar e cortar em quadradinhos.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário