sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FEIJÃO/ FEIJOADA / TUTU


Ingredientes:
1 kg de feijão novo; 2 colheres (sopa) de óleo; pedaços de toucinho, carne de sol, lombo e orelha de porco; tempero a gosto.
Modo de Preparo:
Pôr o feijão de molho em água fria na véspera. De manhã cozinhá-lo até engrossar o caldo. Quando ferver, um copo de água fria ajuda a engrossar o caldo. Adicionar os pedaços de toucinho, carne-de-sol, lombo e orelha de porco. Pouco antes de servir tirar uma porção que se machuca com a colher de pau depois de refogar com o óleo e o tempero. Juntar então o resto do feijão cozido e respectivo caldo, deixando ferver em fogo lento uns dez minutos.




FEIJÃO TROPEIRO
Ingredientes:
02 kg de carne de porco (lombo); 500 gr. de toucinho; 02 kg de feijão de corda; 01 kg de farinha de mandioca torrada; cheiro-verde; óleo; sal a gosto; alho e cebola.
Modo de Preparo:
Coloque o feijão para cozinhar  a parte. Em uma panela de ferro, frite o toucinho, picadinho. Amasse o alho com sal, pique a carne em pedaços e tempere bem. Depois de fritar o toucinho, retire os torresmos, escorra-os e reserve. Deixe um pouco de banha na panela e frite a cebola picadinha até ficar dourada. Coloque um pouco de açúcar e deixe corar. Acrescente a carne e frite bem. Depois de frita, junte o feijão cozido, o torresmo, o cheiro-verde picadinho e vá adicionando a farinha de mandioca, mexendo sempre com uma colher de pau, até ficar bem homogênea. Deixe no fogo por alguns minutos e sirva com arroz.





FEIJOADA MINEIRA
Ingredientes:
1/2 kg de carne de vaca (chã-de-dentro); 1 kg de feijão preto; 1 kg de linguiça; 1 kg de lombo de porco; 2 orelhas de porco; 4 paios; 2 pés de porco; 2 rabinhos de porco; pimenta malagueta; tempero mineiro.
Modo de Preparo:
Temperar as carnes e cozinhar  de véspera. A linguiça e os paios são cozidos em outra panela. Pôr tudo na geladeira depois de cozido. No dia seguinte, retirar a gordura talhada que ficou por cima das carnes. Cozinhar o feijão. Afogar em um pouco de óleo com todos os temperos e adicionar as carnes cozidas, inclusive a linguiça e os paios. Usar de preferência panela de barro. Deixar em fogo lento por aproximadamente meia hora.


FEIJOADA RICA
Ingredientes:
3 linguiças finas defumadas; 2 paios defumados; 1/2 kg de costelinha de porco; 1/2 kg de lombo de porco picado em cubos; 1/2 kg de feijão preto; louro; orégano e pimenta do reino.
Modo de Preparo:
Cozinhe  o feijão sob pressão e reserve. Refogue a costelinha e o lombo e cozinhe até ficar macio. Acrescente a linguiça e o paio picados. Junte as carnes com o feijão, acerte o tempero, acrescente folhas de louro, orégano e pimenta do reino. Deixe ferver para engrossar o caldo



TUTU A MINEIRA
Ingredientes:
400 gr. de feijão preto; ½ kg de lingüiça de porco, frita; 03 dentes de alho amassados; 03 cebolas picadinhas, fritas; 03 cebolas em rodelas; 03 tomates sem peles e sementes; 02 colheres (sopa) de massa de tomate; 05 colheres (sopa) de farinha de mandioca; 05 ovos cozidos; sal a gosto; cheiro-verde picadinho.
Modo de Preparo:
Cozinhe  o feijão e tempere-o com os ingredientes, misture pedaços de lingüiça e bata no liqüidificador. Volte a mistura à panela, adicione a farinha de mandioca, mexendo sempre, para não empolar. Passe para uma travessa e coloque os ovos cozidos picados e o cheiro-verde.


Tutu com Lingüiça e Couve
Ingredientes:
- 1/2 Kg de feijão já cozido e temperado
- 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
- 1 colher (chá) de tempero caseiro
- 2 ovos cozidos - 1 Kg de toucinho para torresmos - 1 Kg de lingüiça
Modo de Preparo:
Bata o feijão preparado, com o caldo, no liqüidificador. Com o toucinho, faça os torresmos (fritando em óleo bem quente). Num pouco da gordura dos torresmos, refogue o tempero e adicionar a massa de feijão. Em seguida, mexendo sempre, distribuir lentamente por cima, como chuva, a farinha de mandioca até que fique um pirão mole. Junte o torresmo, os ovos cozidos e a lingüiça. Passar o tutu para uma travessa, guarnecendo-o com couve à mineira e pedaços de lingüiça frita.



Tutu de Feijão
Ingredientes:
- feijão preto cozido - cebola - alho - bacon - farinha de mandioca - pimenta do reino
Modo de Preparo:
Leve ao fogo todos os ingredientes. Mexa e deixe cozinhando até o tutu engrossar. Adicione um pouco de água, para dar cremosidade. Mexa alguns minutos e sirva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário