quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

bombom caseiro recheado










Fazer chocolate em casa não é das coisas mais complicadas, mas faz MUITA sujeira! Principalmente para pessoas um tanto quanto atrapalhadas como eu.
Eu usei forminhas de silicone, mas na minha opinião aquelas tradicionais que você faz um monte de uma vez só são bem melhores. O procedimento é o mesmo, acompanhe:1. Faça a temperagem do chocolate como expliquei em outro post.
2. Coloque um pouco de chocolate na forminha e espalhe cobrindo toda a superfície. Eu usei uma espátula, mas existem pincéis para isso.
3. Dê umas batidinhas na forma contra uma superfície firme para tirar as bolhas de ar.
4. Coloque a forminha (ou a forma) em um prato virada para baixo para escorrer o excesso.
5. Leve à geladeira por 4 minutos. 



6. Agora vamos fazer uma segunda camada de chocolate, repetindo todos os procedimentos descritos anteriormente e levar novamente à geladeira por 4 minutos.
7. Coloque o recheio (aqui eu usei uma ganache de chocolate ao leite, feita com 100ml de creme de leite + 80g de chocolate ao leite derretido).
8. Eu esqueci da foto dessa última etapa, mas, após colocar o recheio (veja a ultima foto), você vai delicadamente "pingando" o chocolate até cobrir todo o fundo da forma e o recheio. Depois alisa com muito cuidado com a espátula.
9. Volte para a geladeira, mas desta vez com a forma virada para cima por 15 minutos.
10. Desenforme os bombons, geralmente é só virar a forma que eles se soltam (com a de silicone é mais complicado). Deixe-os em temperatura ambiente por 30 minutos e depois disso pode embalar. 

Dicas: 
É melhor manter os bombons embalados fora da geladeira mas em local seco e arejado. 
Se você não tem muita experiência com chocolates faça com o meio amargo (é o que eu usei) porque ele derrete muito menos. Eu escolhi o recheio de chocolate ao leite para equilibrar o sabor. Você pode usar brigadeiro, doce de leite, o que quiser...
150g de chocolate dá para fazer uns 20 bombons como o da foto (pequenos). Isso sem contar o recheio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário