sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SANDUBA BOM






Eu sei que os "croques" estão na moda. Mas como eu tenho certa resistência à seguir receitas, o meu é um sandubão assado mesmo. E vamos combinar que o croque madame e o croque monsieur nada mais são do que mistos quentes invocados (se não sabe o que é dá um "rolê" no google que fica fácil).

Antes de começar você vai precisar de um creminho branco. Pode ser o clássico bechamel ou o que você preferir.

Eu fiz assim: Aqueci uma generosa colher de sopa de manteiga. Juntei duas colheres de sopa de farinha de trigo e mantive a panela em fogo baixo até a farinha e a manteiga virarem uma espuma branca. Adicionei 1/2 copo de leite e deixei engrossar. Se necessário, vá adicionando mais leite até fica com consistência cremosa. Somei 1/2 copo de creme de leite, temperei com sal, noz moscada e pimenta branca. Assim que começou a ferver tirei do fogo e adicionei uma gema (sem a pele).

Montagem - é só seguir as camadas: 
1. refratário untado com manteiga;
2. camada de pão de forma sem casca;
3. creme branco;
4. queijo mussarela;
5. presunto cozido (fiambre para as portuguesas);
6. creme branco;
7. camada de pão de forma sem casca;
8. queijo mussarela;
9. creme branco;
10. parmesão ralado grosso.

Leve ao forno 200º até gratinar.
Simplicidade com um toque "glam" dos franceses é tudo de bom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário