quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

chocolates e prazos de validade


Ovos de Páscoa simples e bombons sem recheio: 30 dias embrulhados em papel chumbo.
Ovos trufados ou recheados: 7 dias embrulhados em papel chumbo.
A validade para ovos de Páscoa é de um mês a contar da abertura da embalagem da barra de chocolate. O ar oxida qualquer alimento fazendo com que perca sabor, aroma e qualidade. Os ovos de páscoa trufados ou recheados tem a validade de 7 dias a contar do dia em que o recheio é feito.
Pesquisas microscópicas mostram que uma trufa começa ser contaminada por micro-organismos no oitavo dia. Esses micro-organismos não alteram cor, aroma ou sabor mas podem levar pessoas a terem uma infecção intestinal muito séria podendo levar até a morte caso a imunidade esteja baixa.
Receita de Chocolates   Prazos de Validade
Devemos confeccionar o ovo recheado nos últimos dias antes da entrega e colocar etiqueta de validade. Os ovos sem recheio podem ser confeccionado até um mês antes, embalado totalmente e acondicionado em caixas de papelão que só foram utilizada para alimentos. Essas caixas deverão estar longe do chão e longe do teto pois, no chão poderão ser contaminados por formigas, umidade e mofo, e no teto, poderão derreter pois o ar quente é mais leve e fica sempre na parte de cima de um ambiente fechado.
A questão de manter o chocolate na geladeira é que, ele captura umidade, modifica a estrutura, sabor e aroma do chocolate. Chocolate não pode ser guardado na geladeira, até o tempo para resfriamento deve se observado, pois se ficar mais de 10 minutos ele transpira e se a forminha precisar de mais tempo para esbranquiçar para soltar o chocolate, é sinal de que a temperatura do derretimento ultrapassou 35 graus e foi inadequada.
Com relação ao coco: Utilize sempre coco seco (de pacote). Nunca utilize coco fresco; azeda facilmente. Há nos supermercados; coco em flocos (em pacotinhos).
Aqui no blog, na categoria Dicas e Curiosidades há várias publicações a respeito de tudo que é feito com chocolate.
Pirulitos decorados ou com aplicações: 15 dias embrulhados em papel celofane.
Bombons recheados: 15 dias embrulhados em papel chumbo.
Frutas frescas banhadas em chocolate: um dia.
Frutas desidratadas: 15 dias acondicionadas em latas bem fechadas.
Trufas diet: 5 dias guardadas em lata fechada.
Trufas com bebida alcoólica (o que ajuda na conservação): 15 dias
Florentinos: 15 dias guardados em latas fechadas.
Pirulitos de marshmallow: 15 dias, embrulhados em papel chumbo e celofane.
Crocantes: 30 dias guardados em latas bem fechadas.
Marzipã com cobertura de chocolate: 15 dias embalado em papel chumbo ou guardado em latas.
Bombons recheados com fondant: 4 meses.
Bombons recheados com algum tipo de bebida, após dez dias do preparo, ficará separada do fondant formando um recheio líquido.
Bombons trufados: validade varia de acordo com recheio utilizado. É importante que cada um teste os prazos de validade de suas receitas.
Bombons que levam leite condensado ( brigadeiro, doce de leite, etc): 2 meses.
Bombons com leite condensado (puro): 7 a 10 dias; depois, tendem a cristalizar. Quanto mais fresco, mais cremoso e melhor.
Bombons que levam coco: apenas 1 mês ( utilizar sempre coco de pacote (seco), nunca o fresco).


Nenhum comentário:

Postar um comentário