quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Receita de Rocambole Trufado de Damasco


Receita de Rocambole Trufado de Damasco

Categoria: Bolos
Subcategoria: Bolo Doce
Receita de Rocambole Trufado de Damasco - Bolo Doce

Ingredientes

Cobertura:
200 gramas de cobertura de chocolate meio amargo picada
150 gramas de cobertura de chocolate branco picada
colheres de (sopa) de licor de damasco
½ xícara de (chá) (100 ml) de creme de leite fresco

Massa:
1 colher de (café) de fermento em pó
½ xícara de (chá) de dessert gotas para confeitaria
2 colheres de (sopa) de licor de damasco
5 colheres de (sopa) (60 g) de farinha de trigo
5 colheres de (sopa) (60 g) de açúcar
6 ovos

Pasta de damasco:
¼ xícara de (chá) (50 ml) de licor de damasco
½ xícara de (chá) (60 g) de damasco doce
1 xícara de (chá) (120 g) de damasco azedo
1 colher de (sopa) de açúcar

Trufa cremosa de damasco:
3 colheres de (sopa) de licor de damasco
½ xícara de (chá) (60 g) de damasco doce picado
2 xícaras de (chá) (400 ml) de creme de leite fresco
300 gramas de cobertura de chocolate meio amargo picada

Modo de Preparo

Massa:
Bata os ovos com o açúcar por 10 minutos na velocidade máxima da batedeira. À parte, peneire a farinha e o fermento. Desligue a batedeira e junte os ingredientes peneirados, o licor e as gotas, misturando delicadamente. Leve para assar em uma forma retangular (29 cm x 39 cm) untada com manteiga e forrada com papel-manteiga. Preaqueça o forno a 180ºC e asse o rocambole por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Trufa cremosa de damasco:
Derreta em um refratário médio o chocolate meio amargo com 1 xícara de (chá) de creme de leite fresco, em banho-maria ou microondas em potência média por 2 minutos, misturando na metade do tempo para que o chocolate derreta uniformemente. Depois de frio, junte o damasco e o licor ao chocolate e misture delicadamente até obter uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e deixe esfriar. Assim que estiver frio, bata o restante do creme de leite um ponto antes do chantilly e misture ao creme de chocolate. Reserve para a montagem do rocambole.

Pasta de damasco:
Leve ao fogo em uma panela pequena o damasco azedo, o damasco doce, 1 ½ xícara de (chá) de água e o açúcar. Deixe ferver até que os damascos estejam macios (cerca de 8 minutos). Deixe esfriar, bata no processador com o licor e reserve para a montagem.

Cobertura:
Em um refratário médio coloque o chocolate picado e o creme de leite, leve ao banho-maria ou microondas em potência média por 1 minuto e 30 segundos, mexendo na metade do tempo. Misture bem até obter um creme liso, acrescente o licor e reserve.

Montagem:
Retire o papel-manteiga e, sobre uma superfície limpa e seca, coloque a massa. Em seguida, passe uma fina camada da pasta de damasco e coloque a trufa, espalhando bem por toda a massa. Enrole e embale o rocambole no filme plástico ou papel-alumínio. Leve para gelar por cerca de 1 hora e, enquanto isso, derreta o chocolate branco por cerca de 1 minuto e 30 segundos em potência média no microondas ou em banho-maria. Mexa bem até que tenha derretido completamente. Transfira para um refratário limpo e seco e mexa até atingir uma temperatura fria ao toque sob o lábio. Reserve. Retire o rocambole da geladeira, tire o filme plástico, cubra com a cobertura de chocolate e finalize fazendo arabescos com o chocolate branco em um cone de papel-manteiga

Rendimento

12 porçoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário